Através do FIA, Prefeitura de Itamarandiba destina cerca de 80 mil reais a projetos de promoção da infância e adolescência

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), garantiu a destinação de R$ 79.961,22 (setenta e nove mil, novecentos e sessenta e um reais e vinte e dois centavos) a projetos de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Os recursos são oriundos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA); o qual foi criado para captar e aplicar recursos financeiros especificamente para a área da infância e adolescência, sendo a destinação de percentual do Imposto de Renda (IR) a modalidade mais comum para esse aporte.

O CMDCA realizou, neste ano, a seleção pública para escolha de projetos ligados a infância e adolescência, sendo selecionados 02 (dois) projetos de organizações da sociedade civil que atuam na proteção e defesa dos direitos dos infantojuvenis no município de Itamarandiba. Sendo eles: o Centro Social Mali Martin (CSMM) com o projeto "Informatização", o qual foi contemplado com o valor de R$ 49.961,22 e a Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha (ACODEF) com o projeto "Casinha da Cultura" com o valor de R$ 30.000,00.

Os termos de fomento, que garantem a transferência do recurso, foram assinados no dia 14 de dezembro, na sede da Prefeitura, onde o prefeito, Luiz Fernando Alves, recebeu com grande satisfação a presidente do CMDCA/Itamarandiba, Danielle Gomes, presidente da ACODEF, Daniel Ribeiro, e o diretor administrativo do CSMM, Ernane Geovani de Souza. Fizeram-se presente também o procurador geral do Município, Pedro Afonso Fernandes Filho, presidente da Câmara Municipal, Claudinei Fernandes “Ney Barrela”, gerente de Convênios e Prestação de Contas, Amanda Martins, e a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Gabriella Gandra Bié.

Na ocasião, a presidente do CMDCA falou da satisfação em poder contar com parcerias que resultam em benefícios que fazem grande diferença na vida das crianças e adolescentes itamarandibanas. Gomes explicou que os projetos terão início, ainda, neste mês e contribuirão para criar novos espaços de entretenimento, lazer, cultura, estudos e capacitações profissionalizantes das crianças e adolescentes assistidas pelas entidades beneficiadas.

Ela ressaltou, ainda, a participação de todos os envolvidos no processo seletivo; em especial reconheceu a dedicação dos conselheiros do CMDCA, dos membros da Comissão de Seleção, Avaliação e Monitoramento de Parcerias do Município de Itamarandiba. “Com a assinatura dos termos vamos beneficiar instituições sérias que realizam belíssimo trabalho social na nossa municipalidade. A destinação dos quase 80 mil reais certamente será de grande valia para elas e isso só foi possível graças aos contribuintes que destinaram percentual dos seus Impostos de Renda; isso prova que eles acreditam no nosso trabalho e nas organizações da sociedade civil do município.”, argumentou a presidente do CMDCA.

Para saber como ajudar as instituições de proteção à infância e adolescência por meio do FIA, bem como destinar percentual do IR para esse fim; converse com seu contador.