Itamarandiba sedia encontro dos Gestores da Saúde do COSEMS/Regional, CIB-MICRO Conjunta e CIB-MACRO Jequitinhonha

Nos dias 05 e 06 de outubro, Itamarandiba sediou o encontro regional do COSEMS-Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite-CIB (SRS/Dtna, CIB-MICRO Conjunta e CIB-MACRO Jequitinhonha), com a participação de mais de 58 representantes de 34 municípios da região do Vale do Jequitinhonha.

O encontro, realizado no Clube Florae, faz parte de uma série de reuniões realizadas e tem por objetivo debater entre os gestores as demandas e prioridades das ações dos serviços públicos de saúde.

Durante o evento abordou-se vários temas representativos dos desafios do Sistema Único de Saúde em nossa região. Assuntos como a existência de demandas reprimidas em diferentes especialidades médicas, notadamente de cirurgias; a estruturação de leitos de saúde mental no âmbito da macrorregião de saúde e a necessidade de uma regulação própria para as demandas de média e alta complexidade foram alguns dos temas objetos de discussão entre os gestores municipais junto a representantes da regional de saúde. Atualmente, a normalização das demandas é realizada pela central de regulação de Teófilo Otoni, sendo que os gestores defendem, hoje, a criação de uma regularização em nossa própria macrorregião na cidade de Diamantina, com vistas da otimização dos fluxos.

IMG_1757.jpg

O secretário de saúde de Itamarandiba, Antônio Afonso Andrade, destacou a importância do encontro para a construção de soluções que visem o fortalecimento do SUS em nossa região: “Registro a alegria e orgulho de Itamarandiba em receber nossos colegas de trabalho para abordarmos pautas tão relevantes para nossa população. A oportunidade desse encontro entre gestores da saúde é essencial e nos possibilita um diálogo franco entre os profissionais e as instituições envolvidas na busca por soluções para os vazios assistenciais que existem em nossa região e que afeta igualmente a vários municípios, cujos gargalos precisam ser enfrentados e resolvidos.”, argumentou Andrade.

A programação do encontro dos Gestores da Saúde foi diversificada e propôs maior aproximação entre estado e municípios. Além de reuniões das Comissões Intergestores Bipartite Microrregionais e Macrorregionais onde os gestores relataram os assuntos e deliberaram providências com vistas da resolução e aprimoramento dos serviços de saúde, também foi realizada reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE); ocasião em que foram apresentado os quantitativos de atendimentos realizados pelo CISAJE e feita a prestação de contas da entidade.

A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina e o COSEMS se mostraram solícitos às reivindicações, inclusive se comprometendo a apoiar os municípios na busca por resolutividade das demandas junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Ao fim, a equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde realizou visita ao Hospital Municipal junto ao Secretário de Saúde para conhecer as reformas e melhorias que vem passando o hospital para o conforto dos usuários e aperfeiçoamentos dos serviços.

IMG_1761.jpg