Prefeitura de Itamarandiba atua para viabilizar e atrair novos investimentos em telecomunicações no Município

Itamarandiba é notavelmente uma cidade em desenvolvimento, cujo crescimento também depende de novos investimentos no setor de telecomunicações.

E os desafios da globalização também reclamam maiores infraestruturas de telecomunicações e a administração municipal está atenta em viabilizar os investimentos do setor no Município.

A internet, por sua vez, com qualidade não satisfatória praticamente em todo país, tem recebido notáveis investimentos do setor privado graças à agilidade e a desburocratização dos procedimentos de licenciamento junto à Prefeitura.

Neste sentido, no período entre 2018 e 2022, a instituição expediu diversas autorizações para uso não retribuído de bens públicos (ruas, faixas de domínio de estradas...) para a locação de redes de fibra óptica, ou seja, sem custos para o investidor. Dentre as permissões incluem as extensas redes de transmissão em faixa de domínio de estradas municipais e a implantação de redes de fibra ópticas aéreas e subterrâneas em diferentes vias públicas da cidade, seja por parte de pequenas empresas locais e/ou, especialmente, por grandes empresas do setor de telecomunicações que atuam no mercado.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Alves, a atenção prioritária aos investidores com o processamento ágil das demandas e a facilitação do uso de bens públicos para recepção das infraestruturas, a título gratuito, tem possibilitado que a cidade receba grandes investimentos, especialmente na ampliação das redes de fibra óptica de internet. “Com trabalho e responsabilidade deslumbramos e conseguimos grandes coisas para o nosso município. No que se refere à telecomunicação, por exemplo, temos aplicado a legislação vigente que veio para desburocratizar o uso dos bens públicos, com vistas na redução dos custos de transação e da democratização do setor, conferindo ainda maior atenção e agilidade nos requerimentos.”, diz.

Neste contexto, é visível a presença de prestadores de serviço das empresas de telecomunicações que além de executarem as infraestruturas, também contribuem para o aquecimento da economia local, especialmente nos setores de hotelaria e alimentação.

No ano de 2022, o Município aprovou, por unanimidade e apoio da Câmara de Vereadores, nova Lei Municipal de Nº 2.999 ( acesse-a clicando AQUI ) que busca atualizar a legislação no tocante às telecomunicações, uma exigência que vem inclusive já dotar antecipadamente o Município de legislação hábil a viabilizar investimentos por meio de novas tecnologias que, mais cedo ou mais, também chegarão a Itamarandiba.

Entretanto, vale destacar não ser apenas na atenção às consultas diversas a investidores e no âmbito da simplificação e agilidade de processos de autorizações que a Prefeitura tem atuado. Muito em breve, a cidade passará a contar, também, com novo “Parque de Antenas da TV Aberta”. A iniciativa, já em fase final de conclusão na região do bairro Cidade Jardim/São Geraldo, é o resultado da atuação da Administração Municipal para viabilizar investimentos no setor por meio de parcerias governamentais, sendo o sinal digital uma breve realidade para diversos canais da TV aberta.