Vigilância em Saúde Ambiental apresenta resultado do 1º LIRAa/2022 com aumento do índice de infestação do Aedes aegypti em Itamarandiba

A Secretaria de Saúde de Itamarandiba, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou, na segunda quinzena de março, o resultado do 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no primeiro trimestre deste ano. Para aplicação do estudo foram analisadas 2.220 amostras; coletadas em todos os bairros da sede municipal. Os números apresentaram que muitas amostras deram positivas para Aedes aegypti.

Se comparado com o levantamento anterior, o resultado apresentou elevada piora quanto ao índice de infestação pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Visto que o indicador no final do ano passado era de média infestação e agora passou para alta infestação.

Os bairros que apresentaram maior número de foco foram São Geraldo, 1º de Maio, Florestal e Bom Jesus; sendo baldes, bebedouros, tambores, vasilhas com água, pneus, tanques, caixas d’água, lixo doméstico, dentre outros, os locais com maior incidência de focos/criadouros do mosquito.

Combater o mosquito da Dengue é responsabilidade de todos... Faça sua parte! Elimine os criadouros do Aedes aegypti.

*LIRAa = Metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.