Prefeitura de Itamarandiba oferta exame de espirometria à população e em três meses 70 procedimentos são realizados

Em três meses foram ofertados 70 exames de espirometria no município de Itamarandiba. O exame é solicitado pelos médicos para diagnosticar doenças pulmonares.

Itamarandiba foi um dos 100 municípios brasileiros contemplados com o projeto de iniciativa do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, por meio da Unidade Centro de Telessaúde, em parceria com o Ministério da Saúde, para ofertar exames de espirometria.  O exame passou a ser oferecido em Itamarandiba no início de 2022 e no período de janeiro a março foram realizados 70 procedimentos. Para ter acesso ao exame de espirometria, o paciente precisa passar por avaliação médica; os pedidos são protocolados pelo Centro de Especialidades Municipais (CEM).

O atendimento, disponibilizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), é realizado por fonoaudiólogo, servidor do município, com certificado técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O profissional foi adequadamente treinado para concretizar o exame que é laudado de maneira on-line por um médico pneumologista. Todo o procedimento trouxe comodidade e acessibilidade de forma a proporcionar um diagnóstico oportuno aos usuários do SUS.

O exame de espirometria é realizado pelo fonoaudiólogo, Diogo Rhomain Fernandes Gusmão. Para executar o procedimento, ele recebeu treinamento especializado ministrado por uma equipe da UFMG.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Afonso de Andrade, além de pessoas com doenças crônicas respiratórias, o exame visa contemplar, também, os pacientes com sequelas pós-Covid. Andrade lembrou, ainda, que o trabalho da Secretaria de Saúde de Itamarandiba sempre foca em levar comodidade à população e completou: “Através do CEM é disponibilizado exames e consultas em diversas especialidades. Entretanto, nossa equipe sempre busca mais e com muita persistência foi possível participar deste projeto que poucos municípios do país foram contemplados. Ainda mais neste momento de superação da pandemia! Onde muitas pessoas, acometidas pela Covid-19 apresentam sequelas, puderam ser beneficiadas com essa iniciativa.”.

A espirometria é o teste mais comum para avaliar a saúde dos pulmões; consequentemente possui papel fundamental na ajuda para diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias. Nesse contexto, visando maior segurança e conforto dos pacientes, todo o procedimento é resguardado aos cuidados de prevenção ao contágio do coronavírus.