Prefeitura abre consulta pública para definição de faixas de restrição e novos métodos de produção de carvão vegetal em Itamarandiba

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba abriu consulta pública para colher contribuições prévias à regulamentação de faixas de restrição à instalação de fornos de carvão vegetal em áreas urbanas e adjacentes às comunidades.

A consulta pretende também conhecer sobre novas técnicas de produção de carvão vegetal que garanta maior racionalidade do uso dos recursos naturais, ganhos de produtividade e menor emissão de poluentes para divulgação junto aos produtores.

A Consulta Pública atende a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais que recomendou ao Município regulamentar a questão no nível local, haja vista o problema estrutural da poluição atmosférica, especialmente nas áreas urbanas, com a instalação e operação de fornos tradicionais causando grave comprometimento da sadia qualidade de vida da população ante a constante e volumosa emissão de fumaça dos processos de carbonização da madeira, problema que é agravado sobretudo no inverno e que impacta negativamente no meio ambiente, no bem estar da população e na saúde pública.

A consulta é on line e estará disponível, no período de 28 de julho a 10 de agosto de 2021, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/FyGLMzicKX1NbZK77

Para participar basta clicar no link acima. Qualquer cidadão poderá encaminhar suas sugestões/contribuições que serão posteriormente objeto de análise por parte do Executivo e Legislativo municipais no processo de criação de lei municipal que disciplinará a questão localmente.

Participe!