Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, anuncia construção de novo Hospital em Itamarandiba

De acordo com o prefeito Luiz Fernando, a construção do novo Hospital Municipal terá  investimento de aproximadamente 15 milhões de reais.

Dia histórico! Assim pode ser considerado o 30 de julho de 2021 para a população de Itamarandiba. Em solenidade, no plenário da Câmara de vereadores, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, anunciou a construção de um novo Hospital Municipal.  Com investimento de aproximadamente 15 milhões de reais a previsão é de que a nova instituição, a ser erguida no bairro São João Batista, tenha 70 leitos.

O prefeito Luiz Fernando explicou que o novo Hospital Municipal contará com modernos equipamentos e infraestrutura que respeitará todas as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, bem como terá equipe médica que irá proporcionar mais qualidade de vida para a população de Itamarandiba e região. “A realização desse sonho é resultado de uma parceria sólida entre executivo, legislativo e instituições. Itamarandiba passará para um novo tempo! E vamos fazer do nosso município referência em saúde pública gratuita em um SUS eficiente que cuida das pessoas.”, diz.

O chefe do Executivo argumentou, ainda, que os recursos para a construção do novo Hospital serão advindos de parcerias; inclusive com a Câmara Municipal. Nesse contexto, o presidente da Casa Legislativa, Claudinei Fernandes, anunciou que a instituição irá repassar o total de 4 milhões de reais nos próximos 4 anos para que a obra seja executada. “O nosso Hospital Municipal tem mais de 30 anos de existência, quando construído atendia as demandas; mas Itamarandiba cresceu, se desenvolveu e hoje a população precisa de um hospital que consiga absorver as necessidades criadas com o passar dos anos. Por isso, afirmo que a Câmara e todos os vereadores fazem o compromisso com a população do município de repassar 1 milhão de reais, por ano, para  que possamos construir o novo Hospital Municipal.”, mencionou.

O projeto de construção do novo hospital foi apresentado pelo engenheiro Fábio Souto, representante da Marconi Souto Arquitetura e Planejamento; empresa sediada na cidade de Caxias do Sul (RS). Ele explicou detalhes sobre o projeto e na oportunidade sanou as dúvidas dos vereadores e demais presentes no encontro.

Além do prefeito e presidente da Câmara, participaram da reunião histórica o vice-prefeito, Lete Monteiro, secretário de saúde de Itamarandiba, Antônio Andrade, vereadores e o médico historiador, Dr. Sebastião Gusmão.

Durante a reunião de apresentação do projeto de construção, o prefeito Luiz Fernando entregou pessoalmente ao presidente da Câmara, Claudinei Fernandes, o projeto de Lei de criação da Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie. Dentre outras, a criação tem por finalidade manter e prestar ações e serviços nos níveis de atendimento hospitalar e ambulatorial.