Ranking do IGM-CFA aponta Itamarandiba como a melhor gestão pública de Minas Gerais e entre as primeiras do Brasil

Em dezembro, o Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou o ranking do Índice CFA de Governança Municipal- IGM-CFA dos municípios brasileiros. O índice foi criado no ano de 2016 no intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.

O índice é divulgado anualmente e nesta edição traz o perfil do desempenho das administrações dos municípios, conforme agrupamento dos municípios por faixa de população e PIB per capta, sendo oito grupos.

A Administração Municipal de Itamarandiba obteve a primeira colocação entre os municípios mineiros de seu grupo (G3- 20 a 50.000 mil hab. e PIB per capta de até R$ 15.463,00), e a segunda colocação em mesmo grupo no ranking nacional. Em Minas Gerais, independentemente do grupo, nenhum outro município superou a nota de 8,10 atribuída a gestão municipal de Itamarandiba, sendo também destaque no âmbito da região da Superintendia de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), autarquia federal que mantém acordo de cooperação com o CFA e utiliza referido índice para o direcionamento de políticas públicas municipais no Nordeste e em áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com o CFA, o índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. E foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

O índice IGM-CFA tem por metodologia a construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS. O CFA priorizou indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, gerou um resultado para cada dimensão e para o Índice.

Ainda segundo o Conselho, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração do desempenho municipal uma vez que contempla uma visão mais expandida sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre as dimensões fiscal, gestão e desempenho.

A excelente performance e destaque da administração itamarandibana no IGM-CFA vem reafirmar a seriedade e o compromisso da Gestão com o avanço e melhorias da governança do Município, refletindo as ações que vem sendo adotadas para os avanços nas diferentes áreas da administração.

O prefeito municipal, Luiz Fernando Alves, comemorou a divulgação, destacando que o índice serve de indicador não só para a Administração continuar no caminho certo, avaliando os pontos que precisam de atenção e continuidade, avançando a cada dia, mas também para o setor privado que tem em um índice sério e respeitado como o IGM-CFA a segurança da ambiência administrativa necessária para orientar o setor em suas ações e negócios voltados para o desenvolvimento, incluindo alocação de recursos e público-alvo de suas atividades; sendo certo que, hoje, Itamarandiba tem forte potencial para a atratividade de investimentos, não só públicos, mas principalmente privados.

Para mais informações consulte a divulgação do Índice IGM-CFA clicando AQUI