Vigilância em Saúde Ambiental realiza palestras sobre arboviroses nas escolas de Itamarandiba
A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), tem realizado, nos últimos meses, nas escolas da sede municipal e do interior do município, uma série de palestras sobre doenças causadas pelos chamados arbovírus; os quais incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba, também, todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas, escorpiões e carrapatos).
De acordo com a coordenadora da VSA, Juciele Rodrigues, as visitas feitas aos educandários fazem parte das ações do Programa Saúde na Escola, o qual é executado graças à parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Rodrigues explica que além de palestras, também, é realizada a distribuição de cartilhas educativas que trazem de maneira objetiva e ilustrativa informações acerca da importância de se orientar e se precaver às arboviroses. “Nossa ideia é levar conhecimento às crianças e adolescentes; fazer com que eles sejam multiplicadores das informações junto às suas famílias e pessoas próximas! Para isso, nossa equipe de trabalho ministra palestras, leva demonstrativos de larvas de Aedes aegypti e amostras de escorpiões vivos. Mas, o sucesso dessa iniciativa passa pela demonstração de responsabilidade da Secretaria de Saúde e da essencial cooperação da Secretaria de Educação.”, diz.
Dentre as escolas que já receberam a visita da equipe da VSA estão: Escola Estadual São João Batista, Escola Municipal Paraíso Infantil, Escola M. Francina Afonsina Fernandes, Escola Municipal Gente Pequena, Escola Municipal Criança Feliz, Cemei Maria Consola Gusmão e CEMEI Tatão Araújo.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba