Coronavírus: Prefeitura de Itamarandiba anuncia medidas de prevenção contra a doença no município
Itamarandiba, com aproximadamente 35 mil habitantes, não possui nenhum caso suspeito do Covid-19. As ações são apenas preventivas.
O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, reuniu, na tarde de hoje (16/03), com equipe técnica da área da saúde e demais Secretarias Municipais para tratar das ações de enfrentamento ao coronavírus. Na reunião, realizada no Gabinete da Prefeitura Municipal, foram definidas algumas medidas para precaver o contágio, dentre elas: a suspensão das aulas na rede pública municipal e das atividades administrativas da Prefeitura Municipal, bem como a paralisação de eventos esportivos no município.
Em comunicado, divulgado nas redes sociais, o prefeito Luiz Fernando explicou que as escolas e creches municipais acompanharão o calendário escolar do Governo do Estado, ou seja: as aulas serão suspensas a partir da próxima quarta-feira, 18 de março, com previsão de volta na segunda-feira, dia 23. Além disso, o chefe do executivo informou que no intuito de evitar a aglomeração de pessoas, a partir de amanhã (17/03), está suspenso o Campeonato Municipal de Futebol e as atividades nos Centros de Convivências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
Quanto ao atendimento nas repartições públicas municipais, ficou definido que estas terão apenas funcionamento interno; sendo assim, aqueles que possuem demandas para a Prefeitura devem fazê-las via telefone e/ou e-mail, no site oficial do município (www.itamarandiba.mg.gov.br) o cidadão tem acesso aos contatos de todas as Secretarias e departamentos.
O chefe do executivo argumentou que o município de Itamarandiba não possui nenhum caso suspeito do novo coronavírus. Nesse sentido, ele orientou a população quanto a importância de se atentar às falsas notícias disseminadas, principalmente, nas redes sociais. “Essas medidas estão sendo tomadas justamente para nos precaver. Não temos casos suspeitos em nosso município e não há motivos para pânico. Peço para que tomemos muito cuidado com as Fake News. As notícias desencontradas e falsas são um perigo nesse momento de atenção.”, diz.
Alves alertou, ainda, quanto a necessidade de todos estarem engajados na prevenção da doença e recomendou que os cidadãos itamarandibanos tomem os cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Covid-19, a exemplo: lavar constantemente as mãos, sobretudo após contato com pessoas em locais de aglomeração pública; evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; não compartilhar objetos de uso pessoal.
O decreto que dispõe acerca das medidas de prevenção ao contágio Coronavírus pode ser acessado AQUI
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba