Implementação da BNCC, CRMG e CRMEI na Rede de Ensino Municipal marca uma nova era na educação de Itamarandiba
A Secretaria Municipal de Educação de Itamarandiba (SMEI) promoveu, no início de fevereiro, mais um encontro de abertura dos trabalhos pedagógicos. Realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, a mobilização contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Alves, secretária municipal de educação, Maria de Lourdes Monteiro, e cerca de 300 profissionais do magistério municipal. Na oportunidade foram apresentadas as diretrizes do ano letivo e entregue aos profissionais da área educacional o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba (CRMEI) - “Educação Infantil e Ensino Fundamental”. Elaborado ao longo dos últimos três anos, tal documento baseou-se em estudos e encontros capacitatórios com abordagem aos novos documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enviados pelo Ministério da Educação (MEC) e Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) - Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A equipe pedagógica argumentou que o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba foi construído em regime de colaboração de grupos de trabalhos em encontros nas escolas e Secretaria de Educação; onde professores e supervisoras, sob a liderança das coordenadoras pedagógicas Eliane Pires Rodrigues (Ensino Fundamental) e Kátia Victória de Lima (Educação Infantil) finalizaram os documentos. Ambas elogiaram e agradeceram o empenho dos profissionais e ressaltaram: “O ano de 2020 marca um novo tempo na Educação Municipal, visto que conseguimos implementar a BNCC, CRMG e o CRMEI - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Essas ações são de grande importância para que possamos continuar ofertando uma educação de qualidade aos nossos munícipes.”
A coordenadora pedagógica, Eliane Pires Rodrigues, explicou que o CRMEI será ponto de partida para elaboração dos planos e ações educacionais em Itamarandiba. Pires destacou que tal trabalho terá como foco uma educação inclusiva, igualitária e democrática; o que segundo ela, possibilitará aos educadores do município itamarandibano embasamento para continuidade das discussões. “O processo educacional é polissêmico e multifacetado. Cujas ideias e propostas possuem como fim a busca e a garantia de direitos educacionais plenos e justos para nossos alunos." destacou a coordenadora.
Já a especialista em educação infantil, Kátia Victoria Lima, salientou que os discentes são os sujeitos de direito e protagonistas em todo o processo educacional; tal fato, segundo ela, caso exista o desejo mútuo no alcançe dos propósitos da BNCC, implica aos educadores maior comprometimento na oferta de um ensino de qualidade.
Em consonância às ideias da coordenadora Eliane, a especialista em educação infantil, Kátia Victoria, salientou a função dos alunos na metodologia educacional e a relevância de se entender o papel de cada um nesse processo. “Os discentes são os sujeitos de direito e protagonistas em todo o contexto que envolve o núcleo escolar; portanto, caso queiramos alcançar os propósitos da BNCC devemos nos comprometer em ofertar um ensino de qualidade e eficaz.”, argumentou.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba