Itamarandiba implanta centro temporário exclusivo para atendimento aos casos de dengue

Ante a epidemia de dengue em Itamarandiba, onde os casos têm crescido de maneira preocupante, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, idealizou e inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 25 de março, o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA); o qual prestará apoio temporário e exclusivo para atendimento de pacientes com sintomas de dengue. A implantação do espaço faz parte das ações e diretrizes elaboradas pela Prefeitura de Itamarandiba para a execução de medidas de enfrentamento ao cenário de anormalidade, bem como para manter assistência à população sempre que necessário.

A unidade vai funcionar das 07h00min às 17h00min durante toda a semana, inclusive aos sábados e domingos, e conta com estrutura exclusiva para acolhimento, diagnóstico e tratamento das contaminações. O CAA está no antigo Centro de Especialidades Municipal (CEM), na Rua Tabelião Andrade, Nº 90, centro (próximo a Secretaria de Saúde de Itamarandiba).

Com a implantação do CAA, a Prefeitura de Itamarandiba objetiva diminuir o fluxo de atendimento aos casos de dengue na Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie (FHAP); ofertando assim um tratamento mais acolhedor e confortável aos pacientes. Para tal, além de consultórios e leitos, a estrutura conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares administrativos; todos profissionais qualificados e preparados para garantir assistência humanizada à população.

No local serão ofertados cuidados médicos a quem apresentar sintomas como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. A assistência é espontânea e sem a necessidade de marcação de horário. Ao se deslocar ao CAA, é importante que o paciente tenha em mãos receitas médicas prescritas anteriormente, cartão SUS e documento com foto.

Vale ressaltar que somente nos três primeiros meses de 2024, o Município de Itamarandiba contabilizou mais de três mil casos de dengue; a situação se torna, ainda mais, preocupante visto que o Ministério da Saúde prevê que o pico da doença ainda estar por vir no início de abril. Sendo assim, é extremamente importante que a população continue com os cuidados de prevenção e combate ao Aedes aegypti; mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Portanto, não deixe água parada, use repelentes, mantenha quintais e lotes limpos, elimine ambientes propícios à propagação do mosquito, não deposite lixo e entulhos nas vias públicas e permita que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis.