Assim como Minas Gerais, Itamarandiba decreta situação de emergência pelo aumento de casos de dengue

A epidemia de dengue segue avançado em todo país e, em especial, no Estado de Minas Gerais, ao passo que o Ministério da Saúde prevê que o pico da doença ainda estará por vir entre o final de março e abril.

Em Itamarandiba os casos têm crescido de maneira preocupante! Já são mais de dois mil casos confirmados da doença no território da municipalidade. Diante desta constatação e a fim de melhor enfrentar o cenário de anormalidade, o Município declarou situação de emergência por meio do decreto de Nº 5344/2024 que estabeleceu situação de emergência em saúde pública por epidemia de doença infecciosa viral, tendo em vista o aumento da doença e da presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, na municipalidade.

Tendo a Secretaria Municipal de Saúde a competência para instituir diretrizes para a execução de medidas de enfrentamento, o decreto prevê, dentre outras autorizações, a otimização de aquisições de produtos e serviços para o enfrentamento da doença, a contratação de profissionais para o Sistema de Saúde e de limpeza urbana, além da autorização de ingresso forçado em imóveis vagos, desabitados, abandonados e/ou habitados; nos casos que houver recusa a permissão de acesso dos agente de combate a endemias.   

O decreto já está vigente e a medida valerá por 180 dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. Para visualizar e/ou baixar o documento clique 

AQUI 

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba