Itamarandiba confirma casos das variantes P1 e P2 do novo coronavírus

Nesta quinta-feira, 20 de maio, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, juntamente com o secretário municipal de saúde, Antônio Afonso de Andrade, concedeu entrevista, em caráter de urgência, a Rádio Câmara para alertar a população quanto a confirmação de casos das variantes P1 e P2 do novo coronavírus no município itamarandibano.

A confirmação foi repassada às autoridades de saúde de Itamarandiba pela Superintendência Regional de Saúde/Diamantina (SRS/Dtna), a qual explicou se tratar de 04 pacientes, sendo 01 com confirmação da variante P1 e 03 com variante P2. Todos evoluíram para cura. De acordo com o estudo apresentado pela SRS/Dtna, tais variantes foram detectadas na região do Alto Jequitinhonha entre os dias 28 de fevereiro e 25 de março deste ano, os casos confirmados em Itamarandiba tiveram coleta de material nos dias 22 e 24 de março.

Diante do fato, prefeito e demais autoridades da saúde do município ressaltaram a necessidade de a população reforçar os cuidados de prevenção, a fim de reduzir os riscos de transmissão do vírus. Advertindo-se a população a manter e redobrar os cuidados inclusive no âmbito familiar e mesmo por quem já foi imunizado.

Nesse sentido, é extremamente importante a utilização de álcool em gel e a lavagem periódica das mãos com água e sabão, respeitar o distanciamento social, o uso constante e de maneira correta de máscaras de proteção, cobrindo corretamente boca e nariz, bem como manter portas e janelas abertas; mantendo assim a ventilação dos ambientes.

Durante a entrevista, o prefeito Luiz Fernando solicitou o comprometimento de todos e fez pedido especial aos comerciantes locais para que sejam rígidos no cumprimento das medidas de segurança impostas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde Covid-19.  Em caso da não colaboração e respeito às regras, o prefeito não descartou a possibilidade de o município tomar medidas mais restritivas junto ao comércio.