Primeiros Guardas Municipais de Itamarandiba tomam posse

Os nove Guardas Municipais aprovados no concurso público, Edital 001/2020 da Prefeitura de Itamarandiba, tomaram posse nesta noite de quinta-feira (10/11). Os empossados são os primeiros Guardas Municipais de Itamarandiba (GMI) e tendo como funções primárias a proteção dos direitos fundamentais do cidadão e a dignidade da pessoa humana, eles atuarão para contribuir com a segurança pública do município. Em suma a GMI chega para somar aos órgãos de proteção e para cuidar da segurança, do patrimônio; fazendo a diferença na área social e na prevenção à violência em todo o território itamarandibano.

A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito, Sr. Luiz Fernando Alves, procurador geral do Município, Dr. Pedro Afonso Fernandes Filho, promotor de Justiça da Comarca de Itamarandiba, Dr. Augusto Reis Ballardim, comandante da GMI, Sr. Edson Gomes da Silva Filho, vice-presidente da Câmara Municipal, Sr. Heli Nunes, vereadores, militar da Reserva do Exército Brasileiro, Coronel Caçadini, diretor geral do Presídio de Itamarandiba, Sr. Sidney Barbosa de Oliveira, representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Diamantina, secretários municipais, familiares e amigos dos novos Guardas.

Em seu pronunciamento o prefeito Luiz Fernando Alves enalteceu o trabalho das Polícias no âmbito da comarca de Itamarandiba e lembrou que a Prefeitura tem sido grande parceira nas ações desencadeadas e que objetivam ofertar tranquilidade à população tanto da sede municipal quanto do interior do município. Em consonância a isso, Alves ressaltou o novo momento da segurança pública de Itamarandiba destacando a implantação da Guarda Municipal como uma corporação de defesa social criada para servir e proteger a sociedade itamarandibana. “Sou grato a Deus por permitir que nosso sonho de implantação da Guarda Municipal em Itamarandiba se tornasse realidade. E hoje, esses nove jovens ficam com a responsabilidade de fazer o melhor para nossa gente e honrar o município; uma sociedade que acreditou neles como instituição consolidada. Tenho certeza que a nível de segurança pública, de defesa do patrimônio público; Itamarandiba vai ser uma antes e outra depois da implantação da Guarda Municipal. Estamos certos que vocês irão satisfazer os anseios que temos com relação a posse de vocês.”, diz.

Para que os Guardas Municipais possam desempenhar o trabalho de maneira segura e ágil, a Prefeitura de Itamarandiba adquiriu viatura caracterizada (carro e moto) e todo o fardamento de identificação e proteção que inclui: boina, gandola, calça tática, camisetas, bota coturno, cinto tático, cinto operacional, colete a prova de balas, lanterna, algemas, cassetete, dentre outros. “Vocês podem ter certeza que daremos todas as condições para que façam um trabalho de excelência para a nossa população. Sabemos que a Guarda Municipal é instrumento para atender o cidadão com papel educativo, com papel de instruir, com o papel de resguardar os interesses da sociedade e da cidadania.”, assegurou o prefeito.

A posse dos agentes acontece após a conclusão do curso de formação; o qual foi ministrado por profissionais com ampla experiência na área de Segurança Pública e teve duração de 60 dias e carga horária total de 404 horas/aula.

Tomaram posse como novos agentes de segurança pública do município de Itamarandiba:

• Wallisson Junior Pires Alves
  • Cláudio Gomes de Araujo