Itamarandiba sedia encontro regional do projeto “Clima na Prática”, com presença de Municípios dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce
Na manhã de hoje, 30 de julho, Itamarandiba sediou o encontro regional do projeto Clima na Prática, iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio da Prefeitura de Itamarandiba e da Embaixada da França. O evento, realizado no Polo UAB/Itamarandiba, contou com participação de representantes do Governo de Minas e de 10 municipalidades dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce: Coluna, Rio Vermelho, Itamarandiba, Carbonita, Felício dos Santos, Jenipapo de Minas, Araçuaí, São Gonçalo do Rio Preto, Aricanduva e Medina. Estiveram presentes ainda representantes da Emater e da Defesa Civil.
Com o objetivo central de apresentar e fomentar a aplicação da ferramenta do projeto Clima na Prática, o encontro buscou oferecer subsídios aos municípios para a elaboração de estratégias locais de enfrentamento às mudanças climáticas. A diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos, destacou a importância da agenda climática e apresentou diagnósticos ambientais dos municípios participantes. “A proposta é que os gestores locais possam utilizar as informações para traçar planos de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, com base em dados reais e regionais.”, explicou.
O assessor da diretoria da Semad, Libério Silva Junio, por sua vez, abordou o tema dos financiamentos e fontes de recursos disponíveis para projetos ambientais. “É essencial que os municípios conheçam as linhas de financiamento e os caminhos para captar recursos que viabilizem ações sustentáveis.”, ressaltou.
Anfitrião do encontro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itamarandiba, Herculano Gusmão, comemorou a escolha do município como sede do projeto na regional do Jequitinhonha e, na oportunidade, argumentou a possibilidade de obtenção de novos conhecimentos para fortalecimento das políticas públicas para minimizar as vulnerabilidades climáticas. “É uma honra receber gestores de tantas cidades irmãs. Esse encontro é oportunidade de fortalecer parcerias, trocar experiências e, acima de tudo, construir soluções conjuntas para os desafios ambientais que enfrentamos.”, disse.
A secretária municipal de Meio Ambiente de Coluna, Dágila dos Anjos, também participou do evento e enfatizou os impactos positivos da iniciativa. “Recebemos o convite da Semad e fizemos questão de participar. A reunião foi extremamente valiosa. Já vislumbramos adequações em projetos que já estão em andamento em nosso município, como melhorias na usina de resíduos e compostagem, nos programas de educação ambiental, no saneamento rural e na recuperação de mananciais.”, exemplificou.
O projeto Clima na Prática está sendo desenvolvido em todas as regionais ambientais do estado de Minas Gerais. Em cada uma delas, um município é escolhido como sede para a realização dos encontros. No Vale do Jequitinhonha, a cidade escolhida foi Itamarandiba, reafirmando seu protagonismo nas discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento ambiental.
Em tempo:
O projeto Clima na Prática tem como objetivo de apoiar a esfera administrativa municipal no gerenciamento do planejamento climático no nível local. Esse método é baseado em uma ferramenta destinada aos municípios de médio porte, ou seja, até 100 mil habitantes, que não possuem políticas ligadas ao clima ou que querem validar ou medir suas ações de acordo com uma referência.
A ferramenta busca a capacitação dos municípios dispostos a avançar em sua estratégia para aumentar a resiliência e reduzir vulnerabilidades às mudanças climáticas. Desse modo, permite guiar os agentes municipais no desenvolvimento de ações de adaptação e mitigação, focando em setores como Agropecuária, Cobertura Vegetal Nativa, Energia, Urbanismo, Mobilidade, e Gestão de Riscos. (Fonte: Semad)
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba