Conferência Municipal de Assistência Social avalia os avanços e conquistas do SUAS em Itamarandiba

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMAS), promoveu na terça-feira, 01 de julho, no Salão Paroquial da Paróquia São João Batista, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itamarandiba; a qual teve por propósito fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

Oportunizando o cidadão itamarandibano a propor melhorias, fazer críticas e sugestões com foco ao tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência.”, o evento, além da presença do prefeito Pedro Afonso e secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elisângela Carvalho, contou com a participação de diversos atores sociais, incluindo gestores municipais, trabalhadores, usuários e representantes de entidades e organizações ligadas à assistência social, membros de outros conselhos setoriais e órgãos de defesa de direitos. 

Para ministrar a palestra magna, momento de grande relevância para o evento, trazendo reflexões e conhecimentos que enriqueceram os debates, os organizadores convidaram o representante do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, Sr. Isac dos Santos Lopes, que dissertou acerca do tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Durante suas considerações ela falou, dentre outras coisas, sobre o papel do SUAS como mecanismo de amparo social de forma universal e igualitária.

De acordo com a secretária Elisângela Carvalho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social buscou promover um espaço de diálogo e participação, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do setor e usuários da política de assistência social. “Nosso objetivo entrelaça expectativas e resultados esperados.”. Nesse contexto, ao explanar sobre os serviços socioassistenciais ofertados no município de Itamarandiba, Carvalho falou da importância do evento enquanto ferramenta para debater e aprimorar estratégias que garantam a continuidade e a eficácia do SUAS em Itamarandiba. “Ao longo de duas décadas, acompanhamos as conquistas e as garantias dos direitos sociais do SUAS para com a população brasileira. Contudo, é necessário um debate amplo onde poderemos identificar os desafios que ainda precisam ser enfrentados para assegurar e fortalecer as políticas públicas. E a nossa Conferência vem para ser instrumento nesse processo de revisão, promoção a participação social, resistência e proteção social.”.

Durante a plenária, formou-se 05 grupos que debateram acerca dos eixos propostos; tendo eles as temáticas: Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização; Integração de benefícios e serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social; Gestão democrática, informação e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

Ainda, dentro das atividades propostas no encontro, houve, por parte da SEMAS, a escolha dos delegados que representarão o município de Itamarandiba nas Conferências  Estadual. A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itamarandiba resultou em propostas concretas que serão encaminhadas para as esferas estadual e nacional, garantindo que as demandas locais sejam ouvidas e consideradas nos debates em âmbito maior. Além disso, o evento se mostrou um sucesso, visto que conseguiu mobilizar a sociedade de Itamarandiba para a defesa de uma assistência social forte, inclusiva e comprometida com os direitos humanos.

 

Da redação Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba