Com projeto de Informatização na Saúde, município de Itamarandiba se destaca em evento da SRS/Diamantina
No dia 31 de março, a Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS/Dtina) realizou o encontro do programa Conexão Minas-Saúde, reunindo prefeitos, gestores e profissionais de saúde de 31 municípios do Vale do Jequitinhonha. O evento teve como objetivo fortalecer a governança regional e aprimorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a troca de experiências e boas práticas entre os participantes.
Durante o encontro, realizado no Teatro Municipal Santa Izabel, na cidade diamantinense, o município de Itamarandiba, representado pela secretária municipal de Saúde, Alda Alves Bié Pimenta, e o médico regulador, Dr. Henrique Marski, conquistou grande destaque ao apresentar a experiência exitosa intitulada Informatização na Saúde: Uso de Protocolos com QR Code para Transparência das Filas. A iniciativa foi elogiada pela inovação tecnológica aplicada à gestão da saúde.
O médico Dr. Henrique Marski foi o responsável por explanar acerca do projeto que tem facilitado o acesso às informações sobre o atendimento nas unidades de saúde, sobre filas de espera para consultas e procedimentos, promovendo uma comunicação ágil e acessível. “A medida, que visa trazer mais transparência e praticidade, tem por finalidade melhorar a experiência dos cidadãos ao buscar serviços de saúde. Com o uso de QR Codes, os usuários itamarandibanos têm acesso em tempo real à situação das filas, garantindo mais clareza no fluxo de atendimento e proporcionando maior confiança para todos.”, explicou.
Ao enaltecer que a prática implantada evidencia o comprometimento de Itamarandiba com a modernização dos serviços públicos e a busca por soluções práticas que impactem positivamente na qualidade de vida da comunidade, a secretária Alda Bié destacou que o projeto tem ganhado reconhecimento além das fronteiras jequitinhonhenses; ela ressaltou, inclusive, que a Secretaria de Saúde de Itamarandiba foi convidada a ter espaço na mesa de apresentação dos experimentos no Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras na Atenção Especializada à Saúde (AES). O evento será realizado em Belo Horizonte, no dia 08 de maio/25, “Estamos felizes com essa experiência que já apresenta resultados expressivos. Esse projeto é exemplo para outros municípios da região e do Estado. Ele se destaca como referência em inovação e gestão pública eficiente.”, comemorou Bié.
O Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras na AES será promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), com financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba