Procurador-geral de Justiça, Dr. Jarbas Soares Júnior, recebe título de “Cidadão Honorário de Itamarandiba”
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior, recebeu, na tarde desta sexta-feira, 06 de dezembro/24, o título de Cidadão Honorário do Município de Itamarandiba. A solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de várias autoridades do âmbito político e judiciário; dentre eles: prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, presidente da Câmara Municipal, Claudinei Fernandes, procuradores do Município de Itamarandiba, Dr. Breno Guimarães, Dr. Wilton Brant e Dr. Thiago Andrade, vereadores e secretários municipais.
A iniciativa de conceder a honraria ao procurador-geral foi do vereador Mauro Buenos, que explicou sua indicação reafirmando os grandes feitos realizados pelo Dr. Jarbas ao município de Itamarandiba e ao Estado de Minas Gerais. “O agora nosso conterrâneo tem atuação marcada pela defesa incansável dos interesses públicos. Aqui em Itamarandiba, reconhecemos de forma especial o impacto positivo de sua liderança no acordo histórico firmado com a mineradora Vale, que destinou recursos significativos diretamente aos municípios mineiros. Graças à ele, nossa amada terra foi beneficiada com investimentos que refletem o cuidado com áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da nossa população.”, justificou o parlamentar.
O homenageado agradeceu o título e contou um pouco da sua relação com as cidades do interior. Ele, que é filho do cerrado do norte mineiro, crescido às margens do “Velho Chico” e suas veredas, argumentou ter passado a carregar no coração a biodiversidade do Parque Estadual da Serra Negra e completou: “estou orgulhoso e feliz por me acolherem como filho desta terra! Esse menino que nasceu em Montes Claros guardará em seu coração este encontro com a história de Itamarandiba... preservarei eternamente a emoção deste dia que me tornei itamarandibano mantendo-me fiel ao propósito que me guiou até esse momento; servir a Minas Gerais. Sei que o futuro nos espera para outras grandes conquistas.”.
O prefeito Luiz Fernando Alves parabenizou a iniciativa dos vereadores em conceder tamanha honraria ao Dr. Jarbas Soares, e na ocasião destacou que a atuação do procurador-geral tem sido fundamental na defesa da autonomia municipal; pois tem promovido diálogo entre o Ministério Público e as administrações locais, fortalecendo assim as gestões e assegurando que recursos sejam aplicados de maneira justa e eficiente. “Dr. Jarbas tem visão estratégica e seu compromisso com o bem comum são inspirações para todos nós! É impossível não reconhecer a importância de sua liderança para Minas Gerais. Seja na presidência da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público, na vice-presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais ou nas iniciativas pela defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural, sua atuação tem sido exemplo de apego e eficiência.”
Também marcaram presença no evento, o prefeito eleito, Pedro Afonso Fernandes Filho, delegado da Polícia Civil – Comarca de Itamarandiba – Dr. Frederico Marques, representando a Polícia Militar de Minas Gerais, Sargento Barbosa, presidente da ACIAI/CDL, Marcone Araújo, e representantes da Promotoria de Justiça em Itamarandiba e da sociedade civil organizada.
Trajetória
Atual procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior nasceu em Montes Claros, cidade do norte mineiro, e construiu carreira brilhante, guiada por valores sólidos e pela busca incessante por uma sociedade mais justa e equilibrada. Bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) em julho de 1989. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e, desde então, tem exercido com maestria os mais diversos papéis institucionais: de promotor de Justiça em comarcas do interior e de procurador-geral de Justiça, cargo que hoje ocupa com distinção. Dr. Jarbas foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001, mesmo ano em que assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e de Habitação e Urbanismo (Caoma). No MPMG, foi também diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), membro do Conselho Superior e da Câmara de Procuradores de Justiça e, por duas vezes, procurador-geral de Justiça (biênios 2005/2006 e 2007/2008). Foi ainda membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nos biênios 2011/2013 e 2013/2015, onde presidiu a Comissão de Direitos Fundamentais do órgão; vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG); e presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa).
Ernane Frois: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba