Itamarandiba brilha e conquista 1º lugar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Itamarandiba foi destaque na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, obtendo o 1º lugar na Categoria Saúde e Bem-Estar entre os municípios mineiros que possuem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 30 mil a 100 mil habitantes. O reconhecimento ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, 19/06, durante evento realizado em Belo Horizonte.

Representada na premiação pelo prefeito Luiz Fernando Alves, secretária municipal de Saúde, Alda Alves Bié Pimenta, e ex-secretário municipal de Saúde, Antonio Afonso de Andrade, Itamarandiba ficou à frente das outras finalistas: Formiga, município do centro-oeste mineiro, e Ouro Branco, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a conquista do 1º lugar, a “Capital Brasileira do Eucalipto” está classificada para a etapa nacional, marcada para acontecer, dia 1º de julho, em Brasília; a cerimônia vai reunir gestores públicos de todo o Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.

Segundo o prefeito Luiz Fernando, essa premiação é reflexo do comprometimento e da dedicação de toda equipe do Governo Municipal e vem para coroar, principalmente, o incansável trabalho dos profissionais da saúde de Itamarandiba. Nesse contexto, ele fez questão de dedicar a conquista a cada servidor municipal, que diariamente busca oferecer um serviço de saúde de excelência, e à população de Itamarandiba, que confia e acredita no trabalho da atual gestão. “Entre os municípios, de 30 mil a 100 mil habitantes, de todo o Estado de Minas Gerais, Itamarandiba é 1º lugar como o que mais evoluiu na saúde. Esse prêmio é uma vitória de todos nós! Ele nos incentiva na busca pela inovação e avanços; demonstra que estamos fazendo o certo em investir em políticas públicas eficazes e em melhorias contínuas na área da saúde. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que Itamarandiba não deixa de ser referência em saúde e bem-estar.”, ressaltou o prefeito.

Tido como o “Oscar da Gestão Municipal”, o Prêmio Band Cidades Excelentes é de iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e tem por objetivo transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos; bem como reconhecer, incentivar, disseminar e valorizar as práticas exemplares de gestão pública em todo o território nacional. A etapa 2024 é especial, pois mostrou a evolução dos municípios nos quatro anos de gestão. O desempenho é avaliado em todo o país, seguindo critérios técnicos com base em alguns pilares, que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados à população.

AVALIAÇÃO

Para avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes o instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

Em 2024 o IGMA passou a contar com 72 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou cinco novos indicadores, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade por 1.000 habitantes. Na premiação desse ano, para efeito de definição dos vencedores, foi considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, analisando o ciclo de 2021 a 2024.