Prefeitura de Itamarandiba e Mitra Arquidiocesana assinam compromisso para reforma da Igreja de Penha de França
No sábado (27/04), o prefeito Luiz Fernando Alves recebeu, no gabinete da Prefeitura de Itamarandiba, a visita do arcebispo metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli. O encontro teve por objetivo selar, através do Termo de Fomento Nº 04/2024, importante parceria entre o Município itamarandibano e a Mitra Arquidiocesana para execução de reforma na parte estrutural da tricentenária Igreja de Nossa Senhora da Penha, uma das obras mais antigas e simbólicas de Itamarandiba e que está localizada no distrito de Penha de França.
O acordo prevê o repasse de R$ 309.061,87 (trezentos e nove mil, sessenta e um reais e oitenta e sete centavos) para serem investidos em ações estruturais da edificação que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal. Dentre as intervenções no templo, datado de 1653, estão: reforço da armação do telhado, remoção e recolocação de telhas, substituição do forro de madeira, tratamento da manifestação patológica, distribuição dos pontos de iluminação e instalação de pia na sacristia, tratamento e pintura do forro, amassamento e pintura do painel de alvenaria interno, demolição do piso cerâmico e tratamento do piso de madeira.
A Vossa Reverendíssima, Dom Darci José Nicioli, ao falar da importância da celebração do convênio, bem como a relevância da preservação do patrimônio penhense, que não é simplesmente dos católicos, mas de toda a comunidade, explicou que Penha de França é anterior à própria cidade sede do Município, inclusive como organização paroquial, visto ter sido paróquia antes mesmo da paróquia de Itamarandiba. “Nós não estamos nos comprometendo com o acabamento da obra da Igreja, mas com a estrutura dela. Nesse sentido, podemos fazer com que o dinheiro ali aplicado seja muito menor porque escapa de todos os ditames que são próprios do poder público; e o poder privado, nesse caso a Igreja Católica, pode dar essa contribuição. E nos interessa muito e deve interessar a todos os homens e mulheres de boa vontade que querem a história, deste município, preservada.”, comentou o arcebispo metropolitano.
O prefeito Luiz Fernando Alves, por sua vez, enalteceu a iniciativa de união da Prefeitura Municipal e Mitra Arquidiocesana em ações que visam a preservação e manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural do Município itamarandibano. Lembrando ser a primeira vez, na história de Itamarandiba, que se realiza uma parceria com transferência de recursos entre as duas instituições, Alves assegurou que a Prefeitura tem trabalhado em todas as áreas para resgatar memórias e valores que fomentam um futuro cada vez melhor no cenário histórico-cultural. “Alinhamos essa parceria devido a necessidade urgente de intervenções que garantam a preservação e a segurança dessa construção de mais de 370 anos e que é patrimônio cultural de grande relevância não só para a comunidade de Penha de França, mas para todo o Município de Itamarandiba.”, afirmou o prefeito.
O distrito de Penha de França é conhecido como berço da cultura itamarandibana e se destaca pela fé, religiosidade e devoção de seu povo! A lendária Igreja, encravada no centro do arraial, é conhecida por sua arquitetura e importância histórica na região; sendo ela um dos cartões postais do Município de Itamarandiba.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba