Prefeitura, Secretaria de Saúde e CMS realizam 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Itamarandiba
Evento realizado no Município de Itamarandiba debateu acerca de assuntos de extrema relevância para o cenário Psicossocial.
No dia 20 de abril, aconteceu, na cidade itamarandibana, a I Conferência Municipal de Saúde Mental do Município de Itamarandiba; tendo como tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento, realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS), reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, da sociedade civil e especialmente usuários do serviço para debaterem os principais desafios e as prioridades na política de saúde mental. Dentre os presentes estavam: o vice-prefeito, José Lafaiete Andrade, no ato representando o prefeito Luiz Fernando Alves, secretário municipal de Saúde, Antônio Afonso de Andrade, secretário municipal de Administração, Gabriel Santos, presidente do CMS, Jacinto Roque dos Santos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Rosimere Lopes, médico psiquiatra do CAPS, Dr. Rafael Andrade, supervisor clínico institucional do CAPS, Carlos Antunes, diretora administrativa do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra, Alda Bié, e o diretor do Hospital Itamarandiba, Raimundo Lima. Além destes, participaram, também, membros do Conselho Municipal de Saúde, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, demais secretários municipais, trabalhadores da Saúde e usuários dos serviços do SUS.
Vice-prefeito, José Lafaiete, durante abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental do Município de Itamarandiba.
Durante o evento foram realizadas palestras e debates com temas voltados a propor diretrizes para a formulação da política municipal de saúde mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental para o município de Itamarandiba, bem como contribuir para a política estadual e nacional de saúde mental. O secretário Antônio Andrade explicou que a realização de conferências é extremamente importante no contexto público, visto que os assuntos levantados devem ser considerados pelos gestores das políticas e pela sociedade, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. “Ao realizarmos a 1ª Conferência voltada à Atenção Psicossocial demonstra o quão somos solidários e preocupados com essa causa que sabemos merecer todo nosso apoio e cuidado. Esse evento é um avanço para o serviço de saúde mental; uma vez que aqui destacamos a importância em manter e aumentar a prestação desse serviço aos itamarandibanos e aos municípios coirmãos.”, diz Andrade.
Secretário de saúde de Itamarandiba, Antonio Andrade, falou da importância do evento no contexto regional.
Levando em consideração sua relevância para o cenário do convívio social, a 1ª Conferência foi promovida em dois períodos de tempo: sendo o primeiro na parte da manhã onde aconteceu a abertura oficial com a presença de autoridades, apresentação cultural, palestras e exibição de vídeo onde foram relembradas as ações e a alegria dos usuários com o tratamento realizado pelo CAPS.
Além de autoridades, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Itamarandiba contou com a participação de profissionais ligados a área da saúde do município e usuários dos serviços do SUS.
Já no período vespertino, foram realizados grupos temáticos de acordo com os eixos mencionados no Regimento Interno da 1ª Conferência de Saúde Mental, onde os participantes levantaram discursões e propostas para o respectivo serviço. Ainda dentro das ações, houve a entrega de certificados de participação e foi feita a eleição dos delegados que representarão Itamarandiba em Conferências Estaduais e Nacionais.
Dentre as ações realizadas no decorrer do evento houve a formação de grupos temáticos para se discutir temas propostos no Regimento Interno da 1ª Conferência de Saúde Mental.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba