CME/Itamarandiba realiza Conferência Municipal de Educação
No dia 15 de dezembro, o Conselho Municipal de Educação de Itamarandiba (CME), com irrestrito apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, realizou, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal de Educação. Além da participação da presidente do CME, Sra. Daniely Lopes de Oliveira, e da secretária municipal de educação, Iolanda Meira; o evento contou com a presença do vice-prefeito Lete Monteiro, presidente da Câmara, Claudinei Fernandes, secretário municipal de administração, Sr. Gabriel Santos, e ainda, professores, gestores, alunos, servidores da área da educação; bem como os munícipes em geral, visto que a Conferência foi transmitida ao vivo via Instagram.
Durante o evento, os líderes dos Eixos Temáticos e Equipe Técnica participaram de uma reflexão sobre a importância e a dinâmica de desenvolvimento dos trabalhos durante a conferência. Nesse sentido, a presidente do CME, Sra. Daniely Lopes, argumentou que o evento objetivou mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e, ainda, serviu de parâmetro para se alcançar os objetivos traçados. Lopes explicou que os trabalhos fizeram parte da primeira etapa da Conferência Nacional de Educação (CONAE), a qual este ano teve como tema: “Inclusão, Equidade, Qualidade: Um Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”. “A pauta da CONAE/2022 versava sobre quatro temas propostos pelo Fórum Nacional de Educação, estruturados nos seguintes eixos: novo Plano Nacional de Educação 2024/2034, Sistema Nacional de Educação, Educação Nacional, e Equidade/Qualidade na Educação.”, diz.
No decorrer da Conferência Municipal de Educação de Itamarandiba destacou-se a importância da avaliação para as redes: municipal, estadual e particular de ensino. Nesse contexto o evento, contou com palestras que abordaram assuntos de extrema relevância para o meio educacional. Para tal, contribuíram de maneira enriquecedora as palestrantes: dirigente municipal de educação de Moema/MG e vice-presidente da UNDIME de Minas Gerais, professora Ednamar Aparecida da Silva Cardoso Assunção; diretora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (FASF), professora Heloisa Ribeiro dos Santos; professora da rede pública de ensino, Maria Lúcia Santos.
O município de Itamarandiba vivencia uma nova etapa na Educação e a Conferência foi momento importante para as redes de ensino, visto que assim a educação poderá avançar efetivamente nos princípios do direito à educação e da qualidade do ensino.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba