Matéria atualizada: Como medida de prevenção à propagação do Coronavírus, Itamarandiba decreta situação de emergência
População de Itamarandiba está orientada a ficar o máximo possível em casa. Município registrou, na tarde de hoje, primeiro caso suspeito de Coronavírus.
Matéria atualizada às 17h00min:
Itamarandiba registra primeira suspeita do Coronavírus. A notificação realizada pelo Município junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES), do atendimento de paciente com sinais suspeitos para a COVID-19 foi acolhida como suspeita de coronavírus. A recepção da notificação se deu após o fechamento da presente matéria, já sendo divulgada no boletim diário das SES, deste 19 de março. Seguindo os protocolos de atendimento definidos, o paciente já se encontra acolhido em isolamento domiciliar e é assistido pela equipe de saúde do Município.
Na tarde de hoje, 19 de março, foi publicado o decreto 4625/2020, o qual discorre sobre o reconhecimento, por parte do município de Itamarandiba, da situação de emergência por conta da pandemia do Coronavírus. A medida visa garantir o incremento de ações para prevenir a propagação do Coronavírius no território itamarandibano.
O documento, em inteiro teor, pode ser acessado clicando AQUI
Dentre as regras estabelecidas no decreto estão as seguintes orientações à população:
- Distanciamento e isolamento social: a população deve manter-se em casa no período de 21h00mim as 05h00min. E, sempre que possível, a qualquer hora do dia, apenas saírem de casa quando estritamente necessário. Na rua e em estabelecimentos, deve-se observar o distanciamento entre pessoas de um metro e meio (1,5 m).
- Suspensão de atividades que impliquem em aglomeração de pessoas:
- A suspensão de toda e qualquer atividade que implique aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais, a exemplo de academias, bares, restaurantes e congêneres;
- A suspensão da realização de todo e qualquer culto religioso e ou serviços eclesiásticos que impliquem em aglomeração de pessoas e ou sejam incompatíveis com as orientações gerais de distanciamento e isolamento social;
- Reforço nas medidas de higienização:
- A população deve cuidar da higienização periódica das mãos, sendo eficiente o uso de água e sabão ou a utilização de álcool em gel 70%.
- Evitar municípios com transmissão comunitária do Coronavírus e adoção de medidas preventivas em viagem.
- A população deve evitar deslocamentos a municípios com transmissão comunitária da doença, a exemplo da capital Belo Horizonte, e de municípios com casos confirmados. Já os motoristas devem sempre conduzir com as janelas abertas e higienizar as superfícies de maior contato, sobretudo nos veículos de uso coletivo.
- Reforço de cuidados em hospedagens
- Os serviços de hotelaria devem redobrar a atenção com os hóspedes, disponibilizando informações relacionadas a medidas preventivas da doença, a colocação de dispersores com álcool em gel e ou sabão líquido nos recintos, além de primar pelo registro dos dados dos hóspedes. A quaisquer sinais suspeitos de sintomas do coronavírus devem informar o serviço de saúde.
- Controle de distanciamento social em estabelecimentos comerciais
- Os estabelecimentos comerciais devem priorizar a organização de filas, guardando a distância entre as pessoas, preferencialmente de 1,5m, além de adotar medidas de higienização de superfícies de maior contato e toda e qualquer medida que contribua para evitar a propagação da doença.
- Rede privada de ensino
- A orientação à rede privada de ensino é para que acompanhe o calendário municipal de educação.
O decreto estabelece ainda outras orientações à população, especialmente quanto a sinais suspeitos de coronavírus. A qualquer sinal dos sintomas frequentes (febre, tosse, aumento de secreção, dor de garganta, coriza e ou congestão nasal) deve-se permanecer em casa em isolamento contatando a Unidade de Saúde por meio de telefone, a qual prestará a assistência necessária, conforme protocolos definidos. No caso em que se apresente piora e persistência da febre e ou/falta de ar deve ser comunicado ou buscado a Unidade de Saúde mais próxima, ressaltando-se que o atendimento no hospital é reservado apenas para os casos mais graves e urgentes.
O Município também poderá rever e avaliar o estabelecimento de outras regras e orientações, conforme indicar o cenário de anormalidade para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.
A Prefeitura Municipal esclarece que, até a presente data, houve o registro de 01 caso suspeito e nenhum confirmado no município de Itamarandiba, ao passo que todas as informações relacionadas ao coronavírus serão divulgadas oficialmente por meio desta Assessoria de Comunicação.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba
Reveja os atos já expedidos pela Prefeitura Municipal de Itamarandiba no enfrentamento ao Coronavírus:
1 – DECRETO 4623/20 – Medidas de prevenção ao contágio CORONAVÍRUS
2 – DECRETO 4624/20 – Suspensão Feira Municipal e Nota Informativa 001/20
3 – DECRETO 4625/20 – Situação de emergência pública em decorrência ao CORONAVÍRUS