Prefeitura de Itamarandiba promove encontro de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – Ano 2024
A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPAM), lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 26 de maço, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Ano 2024.
O encontro, realizado na sede da SEMAPAM, contou com a presença do secretário responsável pela pasta, Herculano Campos Gusmão, extensionista bem-estar social da Emater/Itamarandiba, Rita de Cássia Thomaz Vieira, coordenador do PAA em Itamarandiba, Gilmar Pinto, e produtores rurais das comunidades de Mãe Rita, Divino, Santa Luzia de Minas, Padre João Afonso, Canjuru, Areão, São Gil I e II, Mandiocussu, Santa Joana, Serra dos Martins, Rio das Pedras, Ribeirão Comprido, Ribeirão Vermelho, Córrego Fundo, Veneno, Bonfim, Santa Quitéria, dentre outras.
Em Itamarandiba o PAA/2024 vai beneficiar 52 famílias agricultoras, as quais o Governo Federal prevê o repasse de R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais) para aquisição de produtos agrícolas e culinários em geral. A entrega dos alimentos será feita às terças-feiras, das 08:00 às 11:00 horas, no Mercado Municipal Vereador José Meira, situado à Avenida Brasil, Nº 160, centro da cidade; posteriormente os produtos serão destinados ao abastecimento alimentício de associações e entidades socioassistenciais cadastradas para o recebimento, onde cita-se: hospitais, APAE, Centro Social Mali Martin, asilos, CRAS’s, creches e outras instituições instaladas no município de Itamarandiba. A primeira remessa de entrega está marcado para a segunda quinzena de abril/2024.
Em tempo:
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Pelo seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) em seu eixo Inclusão Produtiva Rural.
(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba