Prefeitura de Itamarandiba constrói e entrega nova Farmácia Básica à população. Espaço recebe nome de Dona Olga; ilustre itamarandibana que muito fez pela saúde do município.
A Prefeitura de Itamarandiba inaugurou, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a nova Farmácia Básica do município; que carinhosamente recebeu o nome de Farmácia Municipal Dona Olga. Enfermeira prática, renomada, de sabedoria e paciência única; incontáveis foram as vezes que Olga Moreira da Silva Figueiró, a inesquecível Dona Olga, foi requisitada nas residências ou acolheu os irmãos itamarandibanos em sua casa para praticar a generosidade. Dona Olga prestou, ainda, serviços no Hospital Itamarandiba e participou das mobilizações para construção do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra e, com abertura deste, trabalhou na área administrativa, na farmácia básica e na área de enfermagem.
Com investimento de aproximadamente 220 mil reais, o novo e moderno prédio abrigará as instalações em local amplo situado à Avenida Brasil, nº 51, região central da cidade; localização privilegiada na entrada do futuro novo Centro Comercial de Itamarandiba. O espaço conta com recepção, cozinha, lavanderia, 02 banheiros, sala de medicamentos, salas para farmacêuticas e almoxarifado. Além disso, foram adquiridas geladeiras e duas câmaras frias para armazenamento dos medicamentos de alto custo.
O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, relembrou a trajetória de vida de Dona Olga e falou do orgulho em poder homenagear pessoa com vasta história de dedicação aos serviços voluntários e de assistência aos mais necessitados. “Incansável, Dona Olga acolheu e orientou os menos favorecidos numa missão que é motivo de orgulho para nós itamarandibanos. Portanto, ela é merecedora de toda honraria e homenagens! Sua obra contribuiu para o desenvolvimento da assistência de saúde no nosso município e tão qual e essa obra, Olga Moreira da Silva Figueiró será para sempre lembrada e eternizada na vida do povo de Itamarandiba.”.
Ao ressaltar que a Farmácia Básica Municipal atende diariamente cerca de 250 itamarandibanos, o chefe do executivo contou que a construção de nova estrutura para armazenar os remédios e acolher os pacientes de forma organizada é mais um dos inúmeros compromissos assumidos e cumpridos pela Atual Administração. Alves destacou, também, que além da contenção de despesa com aluguel, visto que a antiga farmácia funcionava em imóvel arrendado, no novo espaço medicamentos de alto custo – componentes especializados que eram feitos em Diamantina ou Montes Claros – serão feitos no município. “Essa descentralização significa mais agilidade, conforto e segurança para o usuário/paciente que não precisará mais se deslocar a outras municipalidades para iniciar o processo de recebimento de medicamentos.”, explicou.
Em consonância à fala do prefeito, o secretário municipal de saúde, Antonio Afonso de Andrade, observou que na Farmácia Municipal Dona Olga serão realizadas dispensação de medicamentos e insumos fornecidos pelo SUS e que usuários/pacientes de instituições como AAMAR, Asilos, PSF’s e outros, também continuarão sendo beneficiados e assistidos pela nova Farmácia Básica.
A solenidade de inauguração da Farmácia Municipal Dona Olga contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Alves, secretário municipal de Saúde, Antônio Afonso de Andrade, vice-prefeito, Lete Monteiro, presidente da Câmara Municipal, Claudinei Fernandes “Ney Barrela”, coordenadora da Farmácia Básica, Ednice Gomes dos Santos, farmacêutica/bioquímica, Magda Fernanda Gomes, familiares e amigos da homenageada, vereadores, secretários municipais e diversos profissionais da saúde.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba