Educação terá retorno das atividades presenciais no dia 14 de fevereiro
As redes municipal, estadual e privadas de ensino, no âmbito do Município de Itamarandiba, terão retorno das atividades escolares presenciais no dia 14 de fevereiro. A decisão que adiou o início das atividades escolares foi adotada, nesta semana, em razão da elevada taxa de transmissão do novo coronavírus em nosso meio.
De acordo com o levantamento do serviço epidemiológico do Município, apenas no mês de janeiro foram registradas cerca de duas mil e setecentas notificações e diagnosticados mais de mil e quinhentos casos positivos. O que já compromete especialmente a capacidade assistencial da atenção primária de saúde no contigenciamento do avanço da pandemia, com um grande número de profissionais de saúde também afastados por contágio.
A decisão segue a orientação do Conselho Nacional de Educação, conforme Nota de Esclarecimento, de 27 de janeiro de 2022, na qual se destaca a necessidade de preservação da comunidade escolar em cenários de elevadas taxas de contágio e de comprometimento da assistência de saúde, adotando-se temporariamente a suspensão da presencialidade. Clique aqui para acessar a Nota de Esclarecimento do CNE .
No último 02 de fevereiro, a Comissão de Gerenciamento da Pandemia no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, que reúne representantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, demonstraram consenso quanto à necessidade do adiamento do início das aulas, considerando-se ainda a baixa cobertura vacinal do público infantil dada à escassez de imunizante e as estimativas, da própria Secretaria de Estado de Saúde, de que o Estado enfrentará nas próximas semanas de fevereiro o pico de contágio desde o início da pandemia, devendo-se assim adotar medidas que preservem a comunidade escolar.
A medida é excepcional e temporária e busca mitigar os riscos de transmissão em momento crítico da pandemia.
Na oportunidade, a Comunidade Escolar faz um apelo aos pais e responsáveis para que garantam a vacinação de seus filhos, isto porque, ainda hoje, há adolescentes que não foram vacinados, mesmo havendo disponibilidade de doses para esse público.
O Decreto Municipal que deliberou pelo adiamento das atividades escolares pode ser baixado clicando AQUI
Para visualizar o BOLETIM ESPECIAL MACRO n° 02-2022 clique AQUI
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba