Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 41 produtores da Agricultura Familiar de Itamarandiba
Desde o ano de 2017, a Prefeitura de Itamarandiba executa, em parceria com o Governo Federal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que visa promover acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Em Itamarandiba, atualmente 41 produtores rurais são cadastrados e comercializam diretamente com a Prefeitura itamarandibana alimentos que tão logo adquiridos são destinados ao reforço do cardápio de 16 instituições instaladas no município; dentre elas: creches, centros socioassistenciais, hospitais, asilo e outras.
De acordo com a coordenação do PAA itamarandibano, o recurso destinado para o biênio 2020/2021 totalizou 75 mil reais. Deste montante, cerca de 65 mil, ou seja 86%, já foram investidos na compra de mais de 28 toneladas de alimentos. O valor repassado tem chegado em momento oportuno, visto que muitos agricultores do município tiveram a renda familiar impactada com a pandemia do novo coronavírus.
O PAA abrange produtores de todas as regiões do município de Itamarandiba, o que explica a farta variedade de legumes, verduras e frutas comercializadas; dentre os produtos destacam-se: abacate, abacaxi, laranja, banana, abóbora, batata, batata-doce, berinjela, couve, alface, cenoura, repolho, alho, mandioca, inhame, tomate etc.
A entrega dos produtos é feita toda segunda-feira, das 07 às 11 horas, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária e Meio Ambiente, situada à Praça Dr. Afonso Pavie, em frente à Igreja do Rosário.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba
Em tempo:
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
(fonte: Ministério da Cidadania)