Coronavírus: Prefeitura de Itamarandiba adquire mais dois respiradores pulmonares para equipar Hospital Municipal
Com essa compra, o município itamarandibano passa a contar com 04 respiradores pulmonares; sendo 03 no Hospital Municipal e 01 no Hospital de Itamarandiba.
Ontem, 20 de maio, chegaram ao município de Itamarandiba mais dois respiradores pulmonares, um hospitalar (tradicional) e outro para transferência (portátil). Adquiridos pela Prefeitura ao valor de aproximadamente 80 mil reais, os equipamentos, indicados nos casos graves de coronavírus (Covid-19), foram entregues ao Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra e serão de grande utilidade nesse período de pandemia, visto que são extremamente úteis aos pacientes que não conseguem respirar sozinhos.
Com esta nova compra, o município itamarandibano passa a contar com 04 respiradores pulmonares; sendo 03 no Hospital Municipal (02 para uso em leito e 01 para transporte) e 01 (uso em leito) no Hospital de Itamarandiba. Ressaltando que essa é a segunda aquisição de respiradores feita pela atual administração, a outra aconteceu em 2017, o prefeito Luiz Fernando Alves recordou que desde o início da pandemia a equipe do Governo Municipal tem mantido diálogo com autoridades e discutido, junto ao Comitê Municipal de Combate à Covid-19, as melhores ações a serem tomadas ante a prevenção e uma possível propagação da doença no território itamarandibano.
Uma das aquisições da Prefeitura é 01 respirador portátil. Este será usado em necessidade de transferência do paciente para outro município.
O prefeito explicou, ainda, que a aquisição de novos respiradores fortalece a rede pública de saúde no atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus. Entretanto, ele fez questão de ressaltar que tais equipamentos são usados em situações graves da Covid-19, o que, felizmente, não é o caso de nenhum itamarandibano até o momento. “Estamos nos resguardando quanto a uma possível necessidade. O problema é sério! E os respiradores são fundamentais para tratar casos graves e gravíssimos da doença. Quando se trata de vida toda precaução é importante e válida.”, argumentou.
Até a data de 21 de maio, Itamarandiba contabilizava apenas um caso confirmado de coronavírus. Sendo este um caso importado; ou seja: a pessoa em questão foi notificada em outro município (Brasília/DF) e se encontra em Itamarandiba. Vale destacar que todas as medidas de segurança estão sendo respeitadas e que o caso em questão não é grave.
Em tempos de pandemia o melhor para você, amigos e familiares é o aconchego do lar. Portanto fique em casa!
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba