Ações do Setembro Amarelo mobilizam mais de 8 mil pessoas em Itamarandiba
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Itamarandiba, em parceria com a Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie (FHAP) e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Assistência Social, realizou inúmeras ações voltadas à campanha Setembro Amarelo; mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à valorização da vida. As atividades contaram com o engajamento de profissionais e voluntários de diversas áreas, como psicólogos, policiais, educadores e agentes comunitários de saúde, que levaram mensagens de acolhimento, conhecimento e esperança à população da zona urbana e rural do município.
Foram ministradas palestras em escolas da sede municipal e dos distritos, seminários, rodas de conversa, capacitações com agentes comunitários de saúde (ACSs) e servidores da FHAP, além de participações em programas de rádio e blitz educativa no Mercado Municipal. Nesta última ação, foi feito levantamento social que identificou pessoas em sofrimento mental que ainda não recebiam acompanhamento pela rede de proteção psicossocial.
Segundo os organizadores, ao longo do mês de setembro, essas ações impactaram direta e indiretamente cerca de 8 mil pessoas, demonstrando o alcance e a importância da campanha em todo o município itamarandibano. Atuante no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itamarandiba, o psicólogo Daniel Lucas Dias Vieira, foi um dos coordenadores das ações da campanha no município do Setembro Amarelo. Ele destacou a relevância da mobilização social e o papel das instituições na promoção da saúde mental. “O Setembro Amarelo vai muito além da cor ou da simbologia do mês. Ele representa oportunidade de falarmos sobre algo que ainda é tabu: o sofrimento mental. Em Itamarandiba, conseguimos unir forças entre poder público, instituições e sociedade civil para levar informação e acolhimento a quem mais precisa.”, afirmou.
Dias ressaltou, ainda, que as ações realizadas em setembro marcaram respeitável passo para fortalecer a rede de atenção psicossocial de Itamarandiba. Segundo ele, o engajamento da sociedade resultou em números expressivos que devem ser levados em consideração e por isso já se discute a criação de novas estratégias permanentes de cuidado. “A proposta agora é instituir o Comitê Popular de Promoção em Saúde Mental, espaço de participação coletiva que vai reunir servidores municipais e membros da comunidade. Queremos consolidar a ideia de que cuidar da mente é responsabilidade de todos.”, comentou o psicólogo.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba