Prefeitura de Itamarandiba inicia entrega de kits maternidade do Programa Filhos de Minas

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na primeira quinzena de setembro, à entrega de kits maternidade para mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ação integra o Programa Filhos de Minas, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ao qual Itamarandiba aderiu voluntariamente mediante assinatura de termo de compromisso. Os kits são compostos por itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê, como bolsa, cobertor, macacões curtos e longos, bodies, culotes, casaquinho com capuz, kits de meias e toalha com capuz.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município itamarandibano, Ana Paula Campos Barbosa Silva, ressalta que para receber o kit enxoval, a mãe precisa cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo programa; como por exemplo: ser beneficiária do Bolsa Família, estar com a vacinação em dia e ter realizado pelo menos cinco consultas de pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde até a 28ª semana de gestação, ou no mínimo sete consultas ao longo da gravidez. “Mais do que entregar um benefício material, o programa valoriza e fortalece o vínculo da gestante com a rede de saúde e amplia a proteção para toda a família. Além disso, o acompanhamento pré-natal e a vacinação são fundamentais para prevenir complicações e assegurar que esse bebê tenha um começo de vida mais saudável.”.

Uma das primeiras mães contempladas foi a jovem Anadielly Mendes da Silva, que, no último 02 de setembro, deu à luz a pequena Isadora. Moradora do distrito de Padre João Afonso, ela destacou a relevância do benefício para ela e a bebê: “Esse kit chegou em momento muito importante. Como mãe de primeira viagem, ter essa ajuda faz toda a diferença, porque muitas vezes não conseguimos comprar tudo o que a criança precisa. Estou muito feliz e grata por esse apoio.”.

Lançado no mês de fevereiro/25, o Programa Filhos de Minas busca intensificar o cuidado, ampliar acesso ao pré-natal e garantir suporte às famílias mais vulneráveis.  A distribuição e controle das beneficiárias do programa ficam a cargo dos municípios, que deverão seguir as diretrizes de execução e prestação de contas estabelecidas pela SES-MG. De acordo com a Resolução SES/MG de Nº 9.984/2025, Itamarandiba foi contemplada com 114 kits.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba