
A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na segunda-feira, (15/12), solenidade de entrega de certificados alusivos à conclusão do curso de formação continuada destinado aos professores de apoio e aos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento, realizado na Escola Municipal Professor Lourenço Pimenta, marcou o encerramento de relevante ciclo de qualificação voltado ao fortalecimento da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino. Para a secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Monteiro, a conclusão do curso representa avanço significativo para a educação inclusiva no município itamarandibano. “Investir na formação continuada dos nossos profissionais é investir na qualidade do ensino e no respeito às singularidades de cada estudante. Essa formação fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e reafirma o nosso compromisso com uma educação cada vez mais humana, inclusiva e transformadora.”, enfatizou ela.

Além da certificação, os 70 participantes receberam o reconhecimento institucional pelas boas práticas desenvolvidas no âmbito do AEE; evidenciando assim o respeito e consideração da Secretaria de Educação de Itamarandiba para com os profissionais que garantem direito à aprendizagem e à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais.

A formação foi desenvolvida de forma sistemática, com encontros mensais, antecedidos por orientações gerais e técnicas conduzidas pela Coordenação de Educação Especial, sob responsabilidade da especialista em educação, Daniely Lopes de Oliveira, e pela Assessoria Técnica, representada por Leonardo Soares. “Ao longo do processo formativo, foram abordados temas diretamente relacionados às atribuições do AEE, com foco no aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas e na qualificação do atendimento ofertado aos estudantes.”, explicou Daniely Lopes.

As ações formativas contaram com a contribuição de profissionais de diversas áreas, como psicólogo, neuropsicóloga, psicanalista, assistente social, nutricionista e especialista em educação, que ofereceram fundamentação teórica e subsídios práticos sobre aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais e nutricionais que interferem no processo de aprendizagem. Durante os encontros, os participantes tiveram a oportunidade de refletir criticamente sobre suas práticas, compartilhar experiências e construir coletivamente estratégias de intervenção, fortalecendo a articulação entre os profissionais da rede e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do Atendimento Educacional Especializado.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba