Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante o mês de novembro

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – setor de Vigilância em Saúde, desenvolve ao longo do mês de novembro, em todo o município, várias ações estratégicas para prevenção e enfrentamento à dengue. As medidas preventivas foram reforçadas devido ao período de chuvas e altas temperaturas que favorecem a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Dentre as ações executadas, até a presente data, destacam-se as visitas domiciliares efetuadas pelos agentes de combate às endemias-ACE’s na identificação e eliminação de criadouros. As equipes realizaram vistorias em quintais, terrenos baldios e em pontos de acúmulo de água orientando moradores quanto à eliminação de potenciais criadouros do mosquito, além da aplicação de larvicidas em locais estratégicos e colocação de telamento de caixas d’água destampadas após as chuvas.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Danielle de Souza Lima, ressaltou que foram intensificados, também, os trabalhos junto às escolas, tanto da sede quanto da zona rural do município. Na educação ambiental, foram desenvolvidas atividades educativas de conscientização sobre o ciclo do mosquito, sintomas da dengue e formas de prevenção, estimulando crianças e adolescentes a se tornarem multiplicadores das informações em suas famílias.

A coordenadora Danielle, lembrou, ainda, que o município concluiu o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que classificou Itamarandiba como Médio Risco, indicando a necessidade de redobrar os cuidados. Nesse contexto, ela alertou: “O diagnóstico do LIRAa reforça que cada morador tem papel fundamental no enfrentamento à dengue. Estamos intensificando nossas ações, mas é imprescindível que a comunidade esteja atenta e elimine qualquer possível foco do mosquito dentro de casa. Pois, somente com a colaboração da população e trabalho permanente das equipes de Vigilância em Saúde que sairemos vitoriosos nessa luta.”.

As ações para prevenção e enfrentamento à dengue devem ser contínuas, sendo assim, além dos trabalhos já desenvolvidos, a Prefeitura itamarandibana fará novamente uso da tecnologia e mutirões para avançar na redução dos índices e na proteção da população. Para tanto, no dia 27 de novembro, Itamarandiba deverá receber a equipe do programa estadual Vigidrone, que fará, desta vez, o mapeamento no bairro Bom Jesus e no Residencial Liberdade. O relatório gerado orientará novas ações intensivas dos ACEs. Já no dia 28, será realizado o Dia D, com mutirão de telamento de caixas d’água, recolhimento de pneus e ações específicas em casas de acumuladores; incluindo conscientização, eliminação de criadouros e tratamento focal em ambientes propícios à propagação do aedes aegypti; mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba