Coronavírus: Prefeitura de Itamarandiba determina fechamento do comércio no município
O decreto assinado pelo prefeito Luiz Fernando é mais uma medida que visa evitar a disseminação e contaminação da Covid-19.
A partir das 12:00 horas de hoje, 21 de março, o comércio de Itamarandiba terá de fechar. A determinação foi estabelecida através de decreto assinado, na noite de ontem, pelo prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves. Para acesso ao decreto clique AQUI
No documento fica definida, também, a afixação de barreiras na entrada do perímetro urbano. Essas são mais algumas medidas adotadas pela Prefeitura Municipal com objetivo de evitar a propagação do Coronavírus no município. A cidade já tem 01 caso suspeito da Covid-19.
De acordo com o decreto, a suspensão de atividades com potencial de aglomeração de pessoas, se ampara na situação de emergência em saúde pública. Entre os estabelecimentos que deverão fechar as portas estão lojas em geral, bares, academias, clínicas de estética e salões de beleza. Entretanto, atividades consideradas essenciais de ao consumo de primeira necessidade, tais como: farmácias, açougues, supermercados, mercearias, padarias, clínicas médicas, sacolões, peixarias, restaurantes e postos de combustíveis poderão funcionar deste que respeitem algumas regras de prevenção, dentre elas: organização, com metragem no chão, de distanciamento mínimo de um metro e meio (1,5 m) entre as pessoas, limitação de número de pessoas no interior do estabelecimento, priorizar pagamentos com cartões, higienização do espaço físico, banheiros e torneiras, bem como a disponibilização de álcool em gel, água e sabão para os clientes.
Estabelecimentos de alimentação, a exceção de restaurantes, e distribuidoras de gás e água mineral poderão funcionar somente com entrega em domicílio. Quanto às agências bancárias e dos Correios devem incentivar uso de canais de comunicação por meio de telefone e aplicativos, ao espaço físico deve-se reforçar todas as medidas de higienização do embiente, em equipamentos e superfícies nos canais de autoatendimento.
Segundo o prefeito Luiz Fernando, a decisão de fechar o comércio e colocar barreiras na entrada da cidade, de forma a limitar o acesso de pessoas possivelmente infectadas pelo Coronavírus, foi tomada após reunião realizada com integrantes do Comitê Municipal de Prevenção e Contingenciamento de Saúde da Covid-19. O encontro contou, também, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Antônio Afonso Andrade, presidente da ACIAI/CDL, Thiago Antônio Junior Andrade, médicos, e diretores dos hospitais do município. “Formamos um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e este tem trabalhado com afinco para que nossa população tenha o menor impacto possível dessa pandemia. Entretanto, é essencial que todos os itamarandibanos colaborem! Pedimos a colaboração de todos, principalmente idosos e gestantes, para que fiquem em casa. Atividades com aglomeração de pessoas estão definitivamente proibidas.”, diz Alves.
Da redação: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Itamarandiba
Reveja os atos já expedidos pela Prefeitura Municipal de Itamarandiba no enfrentamento ao Coronavírus:
1 – DECRETO 4623 – MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO CORONAVÍRUS
https://drive.google.com/file/d/18KIA277_onlSD42A_PLJJar-4buA8sIN/view
2 – DECRETO 4624/20 - SUSPENSÃO FEIRA MUNICIPAL E NOTA INFORMATIVA 001/20
https://drive.google.com/file/d/1iv3Wx11mxrSJEs_ZMN_ju4240OiRmZON/view
3 – DECRETO 4625 – SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA EM DECORRÊNCIA AO CORONAVÍRUS
https://drive.google.com/file/d/1_PrsPwu-Fa6Qf5IAsYYNRuXM10DZEb3B/view
4 – DECRETO 4626 – FECHAMENTO DO COMÉRCIO E AFIXAÇÃO DE BARREIRAS ENTRADA DA CIDADE
https://drive.google.com/file/d/18-G58c9BAXRnK-wFMP-b6H1-GB1FvOi1/view