Quarta, 19 Abril 2017 17:59

Cursistas técnicos do IFNMG/Itamarandiba realizam restauração e revitalização de matas ciliares no município itamarandibano

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Polo Avançado/Itamarandiba-IFNMG, recuperaram em Itamarandiba mais de 10 áreas contendo matas ciliares e áreas de degradação ambiental.

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Polo Avançado/Itamarandiba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), desenvolveram, de 22 de março a 08 de abril, relevante projeto de revitalização e recuperação de matas ciliares no município de Itamarandiba.

A atividade, que faz parte da grade curricular e finalização do III Módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente, foi supervisionada pelo tutor presencial Leonardo Costa e teve como grandes parceiros empresas e órgãos ligados às áreas ambientais, tais como: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual da Serra Negra e Aperam Bioenergia. Essa parceria resultou na aquisição de 1.000 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica e Cerrado; as quais foram plantadas em diferentes localidades do município de Itamarandiba.

Divididos em grupos, os alunos foram deslocados para as regiões dos distritos de Santa Joana, Contrato e Santa Luzia, comunidades do Areão e Ponte Santana, bem como para os bairros e praças púbicas da sede municipal; ao final da prática profissional supervisionada foram recuperadas mais de 10 áreas contendo matas ciliares e áreas de degradação ambiental, beneficiando assim muitas famílias que convivem nesses lugares.

Projeto de restauração e revitalização beneficiou localidades do interior do município,  bem como bairros e praças públicas da cidade.

O resultado positivo mereceu o reconhecimento do tutor Leonardo Costa que fez questão de enaltecer o comprometimento de seus alunos em participarem de projeto tão importante para a preservação do ecossistema existente no extenso território itamarandibano. “Este foi mais um dos inúmeros projetos desenvolvidos pela turma do Curso Técnico em Meio Ambiente; projetos estes voltados a promover benefícios ao meio ambiente da nossa região. Mesclar teoria e prática é essencial para o aprimoramento do conhecimento e nesse contexto nossos cursistas estão de parabéns pela dedicação demonstrada na aplicação da forma prática aos ensinamentos aprendidos durante o decorrer do curso.”, diz.

O IFNMG, Prefeitura de Itamarandiba e Secretária Municipal de Educação mantém consolidada parceria. Essa união e imprescindível apoio têm sido fundamentais para que a atual turma do curso Técnico em Meio Ambiente seja referência de qualidade dentre as demais ministradas pelo Instituto Federal de Montes Claros na modalidade ensino a distância (EaD).

Lido 884 vezes Última modificação em Terça, 23 Maio 2017 19:29