Super User

Atenção!

CHAMAMENTO PÚBLICO CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO de profissionais da Educação Básica (PEB I, II e III), Especialista da Educação, Servente Escolar, para atuarem nas Escolas Municipais do município itamarandibano.

Local: Secretaria Municipal de Educação (Rua Tiradentes, Nº 169, centro)

PERÍODO DE SELEÇÃO (SESSÃO PÚBLICA DE SELEÇÃO):

De 06 a 08 de fevereiro de 2018

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, torna público que nos dias 06, 07 e 08 fevereiro de 2018 (terça, quarta e quinta-feira) será realizado, na sede da Secretaria Municipal de Educação, o CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO de profissionais para desempenharem funções nas Escolas Municipais de Itamarandiba.

Os Editais com especificações dos cargos, dia e horário de cada chamamento estão disponíveis para visualização, bem como impressão no links:

Professor da Educação Básica PEB I –

Professor da Educação Básica PEB II E III

Especialista da Educação

Professor da Educação Básica III – Anos Finais do Ensino Fundamental

Servente Escolar

Além de Antônio Andrade, como novo secretário municipal de saúde, a solenidade marcou, também, a posse do novo diretor administrativo do HMGFG, Luiz Henrique Souza.

 

Na manhã desta quinta-feira (01/02), no gabinete da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, o prefeito, Luiz Fernando Alves, assinou a nomeação do novo secretário municipal de saúde, Antônio Afonso Andrade, popularmente conhecido por Toninho da Farmácia. Na ocasião tomou posse, também, o novo diretor administrativo do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG), Luiz Henrique Marques Souza.   

Durante o ato de posse, o prefeito Luiz Fernando deu boas-vindas aos novos membros da equipe de governo e fez questão de ressaltar a relevância que Cledimar Alves Ferreira e Alcione Guimarães Moraes, ex-secretário de saúde e ex-diretora do HMGFG, respectivamente, tiveram para o município. “Quero registrar meus agradecimentos ao Cledimar e a Alcione pela dedicação e competência no período em que estiveram conosco. Eles saem com a sensação de dever cumprido e nós ficamos com a convicção de que eles desempenharam grande papel em prol da saúde do nosso povo. A eles nosso reconhecimento e o desejo de que tenham sucesso pleno na vida pessoal e profissional.”, diz.

Com ampla experiência na área da saúde, Antônio Andrade assume a pasta sabendo do grande desafio a ser enfrentado. Contudo, ele se diz preparado e aproveitou para agradecer ao prefeito Luiz pela confiança depositada: “Sinto-me lisonjeado por ser indicado para assumir pasta tão relevante. Prefeito, obrigado por confiar em mim tamanha responsabilidade! Vamos trabalhar para construir uma política pública sólida que resulte em eficiência e uma saúde digna aos itamarandibanos. Estamos aptos a ouvir, trabalhar e buscar o melhor para todos.”, argumentou o novo secretário.  

Tão logo assinou o termo de posse, o prefeito Luiz Fernando se reuniu com os novos titulares da área da saúde e fez pedido especial a ambos. “Vocês irão lidar diretamente com o bem maior da nossa terra, que são as pessoas. Conto com a dedicação e competência de vocês para levarmos ao povo de Itamarandiba uma saúde digna e de resultado. Sendo assim, não deixem de ofertar amor, carinho e atenção a quem nos procura.”.

Além do prefeito e os novos nomeados, a solenidade de posse contou com a presença do secretário municipal de administração, planejamento e finanças, Gabriel de Fátima Santos, presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Lourdes Gomes Vieira, no ato acompanhada da procuradora jurídica da Casa Legislativa, Dra. Gracilda Kely Araujo.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Carnaval ITAFOLIA 2018!De 09 a 13 de fevereiro – Rua Tiradentes

Atrações definidas:

No carnaval Itafolia 2018 o que não vai faltar é segurança, diversão e muita música carnavalesca e os ritmos do momento para agitar itamarandibanos e visitantes.  A Rua Tiradentes será o palco da alegria com matinês para a criançada, som mecânico e shows musicais que animarão os foliões até altas horas. 

Confira, na íntegra, a programação oficial do ITAFOLIA 2018...

 

 - DIA 09/02/2018 – SEXTA-FEIRA - ABERTURA OFICIAL

  • 15:00 às 17:00 horas = Som mecânico, com apresentação das escolas do município.
  • 20:30 horas = Som mecânico.
  • 21:00 horas = Abertura com espaço para autoridades.
  • 22:00 horas = Chegada dos mascarados ao local da festa e entrega da Chave da Folia ao Rei Momo
  • 23:00 às 2:00 horas = Show com a Banda Fincadão Mineiro
  • 2:00 às 2:30 horas = Som mecânico e encerramento (som baixo).

 

- DIA 10/02/2018 - SÁBADO

  • 20:30 horas = Som Mecânico;
  • 21:00 horas = Show de Prêmios da ACIAI/CDL
  • 21:40 = Saída dos Blocos do Largo do Souza
  • Até 23:30 horas = Chegada dos Blocos
  • 00:00 hora = Show com a dupla Sérgio & Rodrigo “Elétrico”
  • 2:00 às 2:30 horas = Som mecânico e encerramento (som baixo).

 

- DIA 11/02/2018 - DOMINGO

  • 15:00 às 18:00 horas = Matinê e sonorização mecânica;
  • 20:00 horas = Som Mecânico.
  • 23:00 horas = Show com a Banda Fincadão Mineiro
  • 2:00 às 2:30 horas = Som mecânico e encerramento (som baixo).

 

- DIA 12/02/2018 – SEGUNDA-FEIRA

  • 20:30 horas = Som mecânico
  • 21:40 horas = Saída dos Blocos do Largo do Souza
  • Até 23:30 horas = Chegada dos Blocos
  • 00:00 hora = Show com a banda LaMaior
  • 2:00 às 2:30 horas = Som mecânico e encerramento (som baixo).

 

- DIA 13/02/2018 – TERÇA-FEIRA

  • 15:00 horas = Matinê e sonorização mecânica;
  • 20:00 horas = Som mecânico.
  • 21:00 horas = Apuração do resultado dos Blocos;
  • 22:00 horas = Show com o grupo Carbo Samba
  • 00:00 horas = Encerramento;

 

 

Durante os 05 dias de carnaval, a Rua Tiradentes será o palco da alegria. O novo local vai ofertar maior segurança aos foliões e comerciantes.

 

Visando proporcionar maior segurança aos visitantes e foliões itamarandibanos, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por meio de comissão formada por servidores municipais, decidiu transferir o local de realização do carnaval Itafolia 2018. A festa do Momo esse ano não será na Praça dos Agricultores, mas sim na Rua Tiradentes.

A mudança faz parte de amplo processo de discussão junto a autoridades políticas e militares que vêem no novo espaço melhores condições na realização do evento. De acordo com o gerente municipal de esportes e lazer, Vinicius Mota Lima, o quesito segurança fora colocado como ponto prioritário durante as tratativas que culminaram na decisão de a Prefeitura realizar o carnaval na Rua Tiradentes. Mota assegura, que com a mudança será possível fiscalizar com mais eficiência o acesso dos foliões, bem como aparelhar melhor o espaço onde será montado o palco para as principais atrações. “O carnaval Itafolia 2018 vem sendo idealizado há muito tempo. E para que a festa seja de sucesso pleno, o prefeito Luiz Fernando nomeou uma comissão, formada por pessoas preparadas, que colocou a segurança como prioridade máxima.”, diz.

O carnaval Itafolia 2018 será  organizado por equipe qualificada que desde o início colocou o quesito segurança como assunto prioritário.

 

Com a nova proposta de estrutura, durante os 05 dias de carnaval os frequentadores irão passar por vistoria para adentrar ao local. A ação objetiva coibir o acesso de pessoas que estiverem portando objetos de vidro, principalmente garrafas de bebidas.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba  

O Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar 36 famílias agricultoras do município itamarandibano. O valor destinado para a compra dos produtos passa dos 116 mil reais.

 

Aconteceu na tarde de terça-feira, 23 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária e Meio Ambiente, reunião para a entrega dos cartões bancários que serão usados na comercialização dos alimentos produzidos pelos beneficiados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação é resultado da parceria firmada entre Governo Federal e Prefeitura Municipal de Itamarandiba.

A entrega dos cartões foi feita pelo gerente do Banco do Brasil/Agência Itamarandiba, Sr. Ricardo Alves Costa Filho, e pelo vice-prefeito Lete Monteiro, no ato representando o prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves. Na oportunidade, Monteiro reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal em apoiar as causas voltadas ao incentivo à agricultura familiar e promoção ao acesso a alimentação. “Sabemos da importância do homem do campo em nossas vidas, sem o agricultor o alimento não chega às nossas mesas. Portanto, é extremamente compreensível que unamos forças para favorecer e estimular a aquisição de produtos cultivados por essas pessoas que tanto fazem pelo desenvolvimento do nosso município.”, argumentou.  

O agricultor Marcelino Gomes recebeu o cartão das mãos do gerente do Banco do Brasil, Ricardo Alves, e do vice-prefeito Lete Monteiro. O PAA  vai adquirir, junto à ele, tubérculos e frutas.

 

Proprietário de um sítio nas imediações da comunidade de Areão, o agricultor Marcelino Gomes é um dos favorecidos com o Programa, para o qual ele vai entregar mandioca, inhame, batata-doce e banana. Demonstrando grande alegria, Marcelino revelou que com a comercialização desses produtos será possível aumentar a produção de hortifrutigranjeiros e investir em melhorias na propriedade. “Esse Programa é o melhor que eu já participei; em tempos passados fui beneficiado e agora o Governo voltou com ele. Fiz o cadastro e vou entregar alguns produtos que cultivo. Com esse ‘dinheirinho’ a mais quero aumentar minha produção.”, diz.    

 

Em Itamarandiba o PAA vai beneficiar 36 famílias agricultoras, as quais a União prevê o repasse de R$ 116.056,23 para aquisição de produtos agrícolas e culinários em geral. A entrega dos produtos, que posteriormente serão distribuídos em creches, centros socioassistenciais, hospitais e outras instituições instaladas no município de Itamarandiba, será feita aos sábados, de 07:00 às 10:00 horas, e nas segundas-feiras, das 08:00 às 11:00 horas, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária e Meio Ambiente, situada à Praça Dr. Afonso Pavie, em frente a Igreja do Rosário. O recebimento da primeira remessa está marcado para o dia 24 de fevereiro do corrente ano.   

A entrega dos cartões contou com a presença de agricultores familiares de várias regiões do município.

 

Além do gerente do Banco do Brasil e do vice-prefeito, a reunião contou com a presença do gestor municipal de agropecuária, Herculano Campos Gusmão, gerente de agricultura, Gilmar Pinto, engenheiro agrônomo da Emater/MG, João Batista Couto e produtores rurais das comunidades de Canjuru, Areão, Mandiocussu, Serra dos Martins, Rio das Pedras, Ribeirão Comprido, Ribeirão Vermelho, Córrego Fundo, Veneno, Bonfim, Santa Quitéria, São Gil I e II, dentre outras.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Em tempo:

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 

O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Pelo seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) em seu eixo Inclusão Produtiva Rural.

(fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

 

 

As 03 vigas metálicas, 18 metros de comprimentos cada, foram liberadas pela Setop após intervenção do prefeito Luiz Fernando.

 

Com 60% do serviço já executado, a reconstrução da ponte Santana segue em ritmo acelerado e na manhã desta sexta-feira, 05 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba deu mais um importante passo para conclusão da obra que há décadas é reivindicada pela população, em especial moradores e transeuntes das regiões de Ribeirão Comprido, Ribeiro Vermelho, Água Limpa, Padre João Afonso, São Luiz, Duas Barras, Santa Rita, Santana e outras.   

O executivo municipal, através do prefeito Luiz Fernando Alves, se empenhou e após suas exigências o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, autorizou que a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) liberasse e enviasse ao município itamarandibano 03 vigas metálicas de 18 metros de comprimentos cada, as quais serão parte fundamental na construção de nova travessia sobre o Rio Itamarandiba. Vale destacar que devido questões de logística os blocos/lajes pré-fabricados que, também, fazem parte da nova estrutura devem chegar nos próximos dias.  

A nova estrutura será erguida sobre o Rio Itamarandiba e trará benefícios à população de toda a região.

 

Suspensa em um vão livre de aproximadamente 20 metros de comprimento, a ponte Santana, localizada a 10 quilômetros da sede municipal na estrada que liga Itamarandiba ao distrito de Padre João Afonso e aos municípios de São Sebastião do Maranhão e Aricanduva, era alvo constante de operações de melhorias, uma vez que a passagem é importante corredor no escoamento de bens e serviços, destacando-se o intenso tráfego de caminhões de transporte de madeira e carvão, bem como o transporte escolar.  

Vigas metálicas e blocos pré-fabricados substituirão antiga construção de madeira que estava em precárias condições de uso.

 

A reconstrução da ponte Santana foi orçada em aproximadamente de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais); deste montante cerca de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais) foram custeados pela Prefeitura de Itamarandiba e o restante pelo Governo do Estado.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Ofício foi entregue à Copasa no dia 29/12/2017, sexta-feira. Levando-se em consideração o final de semana e o feriado de 1º de janeiro, a Prefeitura, ainda, aguarda resposta.  

 

Nos últimos dias do mês de dezembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde/departamento das Vigilâncias em Saúde Ambiental e do Trabalhador recebeu inúmeras reclamações quanto a qualidade da água disponibilizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) à população da cidade de Itamarandiba.

Relatos davam conta de que a água fornecida pela Concessionária estava chegando aos consumidores com aparência visivelmente amarelada e enlodada, sendo o fato motivo de debates e grande exposição nas redes sociais e nos veículos de comunicação da região.

Ante as denúncias e constatação da veracidade do exposto, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/departamento das Vigilâncias em Saúde Ambiental e do Trabalhador, notificou a Copasa para que esta a apresentasse relatório contendo os resultados de análises diárias da água fornecida na sede do município nos últimos 04 (quatro) dias e, ainda, que informasse sobre as medidas adotadas pela Companhia para correção e/ou regularização da qualidade da água potável utilizada no abastecimento da cidade.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Cledimar Ferreira Alves, coincidentemente desde os primeiros dias da incidência da água de cor turva começar a chegar às casas dos moradores as unidades de saúde de Itamarandiba têm registrado aumento significativo nos casos de diarreia e infecção intestinal. “A situação é extremamente preocupante; haja vista o crescimento no atendimento de pessoas com sintomas que indicam o consumo de algo nocivo a flora intestinal e existem indícios de que isso esteja ligado diretamente à qualidade da água distribuída por essa Companhia de Saneamento. Entretanto, isso é apenas uma suspeita; estamos investigando para saber o real motivo do caso.”, explicou o secretário.   

Em consonância a esse argumento, o executivo municipal não tem se omitido na busca de soluções para o problema. O prefeito Luiz Fernando vem acompanhando atentamente a questão do abastecimento de água na cidade; inclusive, em companhia do vice-prefeito, Lete Monteiro, e representantes da Copasa, esteve recentemente na Estação de Tratamento de Água da Estatal onde recebeu informações acerca da situação. “Somos solidários à nossa população e tão qual a ela estamos indignados e preocupados com a qualidade da água disponibilizada pela Copasa nesses últimos dias. Notificamos a Companhia e estamos esperando seu parecer.”, comentou Alves.

Vale destacar que o Ofício foi entregue à Copasa no dia 29/12/2017, sexta-feira.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba  

O Concerto teve como cenário a Praça do Mercado Velho; a qual, com seus casarões antigos, deu um charme a mais ao belo espetáculo que contou a  participação de autoridades e  populares.

 

O espírito natalino se alastrou por Itamarandiba! Praças e Ruas receberam decorações e iluminações especiais; os aromas e cores preencheram os corações dos itamarandibanos e amigos de fraternidade, amor e esperança; e para celebrar este momento mágico, a Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo, realizou, na noite de 21 de dezembro, o espetáculo Sonata de Natal.

O emocionante evento contou com a participação do Coral de Flautas “Pássaros Canoros” e das Corporações Musicais: São João Batista e Padre Sérgio Ribeiro; dos municípios de Itamarandiba e Carbonita, respectivamente. Conduzidas pelos maestros Arnaldo Souza e André Lenon, as apresentações, de repertório eclético, partindo do clássico para o popular, emocionaram a plateia presente, a qual entusiasmada não cansou de aplaudir e ovacionar os artistas que compuseram o espetáculo.

O prefeito Luiz Fernando prestigiou o evento e lembrou que além da Sonata de Natal, a Prefeitura de Itamarandiba está a promover outras festividades culturais no fim de ano.

 

Reconhecendo e demonstrando gratidão à Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Carbonita pelo apoio a vinda dos músicos carbonitenses ao concerto, a gerente de cultura, patrimônio e turismo de Itamarandiba, Leda Aguiar Rabelo, ressaltou a importância de se promover eventos que valoriza os talentos da região, bem como servem de inspiração para crianças e jovens. A gerente argumentou, ainda, ser na época natalina que mais se recebe amigos e visitantes em Itamarandiba; sendo assim, nada mais justo que acolhê-los com um dos mais belos espetáculos natalinos. “O Natal é sem dúvidas um período que mexe com todos os nossos sentidos. Ser feliz, amar mais e proporcionar momentos especiais são desejos da maioria das pessoas. Foi com esse pensamento que a Prefeitura propôs oferecer aos itamarandibanos a exuberante apresentação Sonata de Natal.”, diz.

 

Os músicos das Corporações Musicais São João Batista (Itamarandiba) e Padre Sérgio Ribeiro (Carbonita) foram acomodados nas sacadas dos imóveis que circundam a Praça do Mercado Velho. Destes locais, eles foram regidos pelos maestros Arnaldo Souza e André Lenon que se posicionaram no meio da Praça, entre os espectadores.

 

Além do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, vice-prefeito, Lete Monteiro e secretários municipais, famílias inteiras fizeram-se presentes ao evento que teve como palco de apresentação a Praça do Mercado Velho. O local foi escolhido estrategicamente levando-se em consideração a imponência dos casarões antigos e o belo imóvel da agência dos Correios que compõem a arquitetura do lugar. Para muitos, a ideia foi louvável; visto que as apresentações, em conexão a exuberância do charmoso cenário, fizeram da noite de 21 de dezembro inesquecível para itamarandibanos e visitantes.

OBS: Veja mais fotos do espetáculo clicando AQUI 

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Quinta, 21 Dezembro 2017 11:37

Ponto Facultativo dias 22 e 26 de dezembro

O prefeito de Itamarandiba, Sr. Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis à espécie assinou os decretos de números 4168 e 4174 através dos quais determina ponto facultativo aos servidores públicos municipais nos dias 22 e 26 de dezembro de 2017.

Sendo assim, os mencionados documentos prevêem que na próxima sexta-feira, bem como terça-feira, pós-feriado nacional de Natal, estarão suspensas as atividades e atendimentos ao público na esfera administrativa da Prefeitura e suas Secretarias. Contudo, os serviços e atividades consideradas de natureza essencial, especialmente na área da saúde e coleta de lixo urbano, funcionarão normalmente.   

Na oportunidade a Prefeitura de Itamarandiba, Secretarias Municipais e demais Departamentos desejam a todos um FELIZ NATAL e um 2018 repleto de conquistas e muita paz.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Quinta, 21 Dezembro 2017 11:31

Feliz Natal, Feliz 2018!!!

A Prefeitura de Itamarandiba, juntamente com suas Secretarias e Departamentos, deseja a cada filho itamarandibano e amigos um Natal de bênçãos, amor e esperança; e que 2018 possa ser de harmonia e de grandes conquistas para todos.

Pagina 1 de 17

Endereço

Rede Social