Prefeitura de Itamarandiba promove reunião para discutir pleito de criação da Microrregião em Saúde

 

A Prefeitura de Itamarandiba realizou na quinta-feira, 13 de julho, encontro para debater com entidades da sociedade civil os serviços de assistência em saúde no Município itamarandibano, com ênfase na apresentação da proposta de criação de Microrregião de Saúde em Itamarandiba, que atenderá, também, Carbonita, Coluna e possivelmente Frei Lagonegro, se houver a adesão deste Município.

 

A criação da Microrregião em Saúde é defendida pela Prefeitura de Itamarandiba, Conselho Municipal de Saúde, Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie (FHAF), Hospital de Itamarandiba e Câmara Municipal. O pleito, feito junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Diamantina, é conduzido pelo prefeito de Itamarandiba Luiz Fernando Alves, que tem se empenhado para conseguir ofertar mais essa grande benfeitoria que certamente trará melhorias significativas para a assistência em saúde para os Municípios. Alves ressaltou ser a primeira vez que Itamarandiba pleiteia a criação da nova microrregião de saúde e que o processo já conta com o apoio de Municípios vizinhos e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). “A proposta de criação de Microrregião é um processo realizado junto ao Governo do Estado sendo feito a cada três anos. Nosso pedido já é bem recebido pelos gestores de Saúde do Jequitinhonha e brevemente será apresentado para análise do Estado de Minas Gerais.”, diz. 

 

O prefeito explicou aos presentes que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma estrutura hierárquica de atendimento (baixa, média e alta complexidade) e regionalizada; sendo assim a criação de uma microrregião de saúde permitirá ao Município a concorrer uma série de investimentos, como a instalação de determinados serviços e equipamentos que apenas estão disponíveis para Municípios sedes de Microrregião, isso refletirá positivamente no aperfeiçoamento dos serviços de baixa e média complexidade; contribuindo para suprir o vazio assistencial da região.

 

Atualmente, a Macrorregião de Saúde do Jequitinhonha é composta pelas Microrregião em Saúde de Araçuaí, Serro, Capelinha/Turmalina/Minas Novas e Diamantina. Assim, a criação da Microrregião em Saúde Itamarandiba permitirá agregar alguns Municípios vizinhos, de maneira especial Carbonita e Coluna, assegurando maiores recursos para a melhoria do atendimento dos serviços prestados pelo Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra e Hospital de Itamarandiba. Investimentos como a implantação de centro de especialidades médicas estadual, de hemodiálise, de centro de terapia intensivo (CTI), dentre outros, atualmente só estão disponíveis para Municípios sede de microrregião demonstrando-se assim a importância da instalação de uma Microrregião em Saúde em Itamarandiba para o aprimoramento e fortalecimento da saúde pública da região.

 

A reunião, que aconteceu às 18 horas no Plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de representantes de diferentes entidades da sociedade civil, de membros do Legislativo Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do corpo médico e representantes da Fundação Hospitalar Dr. Afonso Pavie, do Hospital de Itamarandiba e da população de forma geral. Dentre os presentes estavam: prefeito Luiz Fernando, presidente da Câmara, Claudinei Fernandes “Ney Barrela”, secretário Municipal de Saúde, Antônio Andrade, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacinto Roque dos Santos, diretor executivo do Hospital de Itamarandiba, Raimundo Lima, diretor Clínico do Hospital de Itamarandiba; diretor técnico da FHAP, Dr. Tales Macedo, e os médicos Dr. Miguel Lopes e Dr. Henrique Marski.

 

 Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba