Prefeitura de Itamarandiba, com apoio da EMBRAPA, promove II Dia de Campo do Abacaxi

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, juntamente com a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura - Unidade de Cruz das Almas-Bahia, promoveu nos dias 26 e 27 de outubro o II Dia de Campo do Abacaxi.

No primeiro dia de evento, foi feita, nas regiões de Canjuru e Areão, visita de campo à produção de abacaxi e levantamento das principais potencialidades e limitações do fruto. Já no dia 27, foi realizado no distrito de Contrato palestras com abordagem a temas relevantes quanto a escolha e preparo do solo, correção da acidez, seleção de mudas, plantio, espaçamento, controle do mato, adubações de cobertura, controle de pragas e sistema orgânico de produção, melhoramento genético do abacaxizeiro com novas variedades de resistência à fusariose, técnica da Indução Floral, colheita e pós-colheita. Ministraram importantes palestras os senhores: Aristóteles Matos, Tullio Pádua e Davi Junghans; todos ligados à EMBRAPA.

O II Dia de Campo do Abacaxi teve como público alvo os agricultores itamarandibanos e para que todos tivessem acesso a este momento de aprendizado, a Prefeitura disponibilizou transporte gratuito. Também prestigiaram o evento: representantes da Secretaria de Agricultura de Frei Lagonegro, equipe técnica da Emater local, regional Capelinha e Berilo.

Na ocasião foi degustado pelos participantes diferente clones de abacaxi, desenvolvidos pela Embrapa, como o Brs Imperial que é resistente à fusariose; gerando frutos de excelente qualidade, doces e com uma coloração que chama a atenção.