Com 98% de imunizações, Itamarandiba supera meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Gripe

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o relatório final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (vírus influenza) – Ano 2022. Oficialmente a campanha se encerrou no dia 30 de setembro e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de cobrir até 95% do público-alvo geral.

Conforme dados apresentados, Itamarandiba chegou ao total de 98,1% de imunizações e ultrapassou em 3 pontos percentuais a meta do Ministério. Em cinco grupos prioritários; a imunização atingiu números expressivos; a exemplo: em idosos 95,9%, em trabalhadores da área da saúde 107,8%, puérperas 124,1%; gestantes 113,2% e professores 138,8%. Entretanto, a cobertura vacinal em crianças não apresentou índices satisfatórios ficando esse grupo com 88,1% de vacinados. “Estamos felizes em parte com o resultado final da campanha em nosso município. Visto que existe preocupação com a não vacinação total de crianças. Para se ter uma ideia, das 2.369 crianças aptas a receberem a imunização compareceram aos locais de vacinação 2.087, ou seja faltou 282.”, argumentou a técnica de referência em imunização, enfermeira Priscila Lemos.

 

A Secretaria de Saúde de Itamarandiba destacou que os expressivos números da Campanha no município só foram alcançados graças ao comprometimento de seus servidores, em especial dos profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária, que prestaram um serviço de qualidade e responsável ao povo itamarandibano. 

Dividida em duas etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no mês de abril e teve como público-alvo: adultos, adolescentes, crianças, idosos, profissionais da área da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional, gestantes, puérperas, população privada de liberdade, dentre outros.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba