Com apoio da Prefeitura, produtor aposta no cultivo de morangos em Itamarandiba

Atraído pelo clima ameno e pela água abundante das imediações da Serra Negra, a família do produtor Marcos Santos Gonçalves tem apostado no cultivo de morangos na comunidade de São Gil, zona rural de Itamarandiba.

Os Gonçalves iniciaram o plantio do fruto no ano de 2018. Na propriedade três hectares são dedicados à lavoura que possui cerca de 30 mil plantas, em diferentes estágios de desenvolvimento. “Colhemos produtos de grande qualidade! O clima da região do São Gil é propício para a lavoura do morango e já planejamos ampliar a área plantada. A ideia é expandir e incentivar outras pessoas a aderirem o cultivo dessa fruta.”, contou o patriarca dos Gonçalves.

O produtor Marcos cuida orgulhoso da plantação juntamente com sua esposa, Sra. Maria Rosa do Nascimento, que, também, produz polpa e geleias caseiras. Já Jonatan Felipe Gonçalves, filho do casal, cuida da comercialização dos frutos, especialmente na cidade de Itamarandiba. A produção é adquirida por estabelecimentos comerciais locais, bem como vendida na Praça do Mercado Velho, no centro da cidade. Em ambas as situações, os frutos chegam frescos ao destino; visto que são transportados poucas horas após a colheita em diferentes dias da semana. “Temos trabalhado e conseguido oferecer aos nossos clientes produtos de ótima qualidade. Nossa dedicação é diária e a produção semanal já alcança uma média de 1600 bandejas de morango de peso aproximado de 370 gramas.”, comemora Jonatan Felipe.

Lotada na Secretaria Municipal de Agricultura, a diretora de promoção da atividade agrossilvipastoril, Thatiane Evangelista, ressaltou que a produção de morangos nas proximidades do Parque Estadual da Serra Negra mostra o potencial para o desenvolvimento da fruticultura e as possibilidades de diversificação da produção rural do município itamarandibano. “Independente da região ou atividade, a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura de Itamarandiba estão aptas a apoiarem os produtores rurais locais. Nossa atenção ao cultivo do morango, por exemplo, demonstra esse carinho! Além disso, esse zelo é maneira de incentivar e valorizar o homem do campo.”, diz.

O morango é uma das frutas mais populares do mundo, sendo rica em vitamina C, potássio e antioxidantes.  Para adquirir informações da fruta cultivada na região de São Gil, os interessados podem contatar a diretora municipal de apoio ao empreendedorismo, Larissa Bicalho, pelo telefone (38) 9.9899-0854 ou diretamente com a família Gonçalves; telefone (33) 9.8883-6599.