Itamarandiba vai sediar, pela primeira vez, o FESTIVALE; maior Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha

Itamarandiba sediará neste ano, pela primeira vez, uma das maiores festas populares do Brasil; o Festivale. Realizado há mais de 30 anos de maneira aleatória nas cidades do Vale do Jequitinhonha, o tradicional festival cultural chega a sua 37ª edição reunindo anualmente artistas, cantadores, atores, folcloristas e inúmeros apreciadores da cultura para uma grande festa popular.

Itamarandiba foi anunciada como cidade sede na noite deste sábado, 19 de março, durante Live realizada pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje). A divulgação foi feita diretamente da cidade de Itaobim e transmitida ao vivo através de plataformas digitais. O momento histórico contou com a presença do prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, e do secretário municipal de Cultura; Vinicius Mota, popular Gabiru; eles fizeram questão de se deslocarem até a cidade itaobinhense para receberem a boa nova pessoalmente.

Demonstrando imensa alegria com a vinda do 37º FESTIVALE para o município, o prefeito Luiz Fernando ressaltou que, ao propor sediar evento de tamanha seriedade para a cultura regional, Itamarandiba reforça, mais uma vez, seu essencial papel artístico cultural e demonstra seu respeito pela valorização e reconhecimento da cultura jequitinhonhense. “É com enorme orgulho que recebo a notícia de que pela primeira vez seremos palco de um dos mais importantes eventos culturais do país. Não restam dúvidas de que faremos bonito! O povo itamarandibano possui em sua essência a arte, a cultura e o amor pela tradição. Nossa história é bela, riquíssima e possui peculiaridades que agora teremos a oportunidade de integrar aos demais movimentos culturais de outras cidades do Jequitinhonha.”, mencionou o chefe do Executivo Municipal.

Prefeito Luiz Fernando fala da honra de Itamarandiba em sediar o 37º FESTIVALE.

De acordo com o secretário Vinicius Mota, o evento acontecerá em Itamarandiba entre os dias 17 e 23 de julho, e nesse período serão ofertadas feiras de artesanato e folclore, cursos, oficinas de teatro, artes plásticas, regadas com muita música, teatro e dança. “A equipe do Governo Municipal trabalhou arduamente para que nosso município pudesse sediar evento dessa magnitude. Nossos esforços agora se concentrarão para que o 37º FESTIVALE seja um dos melhores já produzidos. Agradecemos os membros da Fecaje pela confiança depositada e digo a cada um deles que Itamarandiba está pronta para ser referência da cultura e arte do Vale do Jequitinhonha. Festivale: seja bem-vindo!”, comemorou Mota.

Ao explicar que o Festival tem por objetivo preservar e promover o intercâmbio cultural entre as cidades do Vale do Jequitinhonha, o produtor cultural do Festivale, Renato Paranhos, argumenta que o evento se diferencia e muito das demais festas que as pessoas estão acostumadas a participarem. Ele ressaltou, ainda, que no processo de realização, integrantes da Fecaje aportam com antecedência na cidade sede para apresentar e envolver todos os segmentos da sociedade no projeto. “A cultura popular no Vale do Jequitinhonha, tanto no Baixo, Médio ou Alto, tem papel importantíssimo na promoção da integração cultural entre as comunidades. Somos sabedores de que as cidades e seus grupos possuem histórias diferentes uma das outras, mas somos cientes, também, que todas têm a mesma essência que é de levar alegria.”, diz.

Além de Itamarandiba, outras cidades, também, pleiteavam sediar o 37º FESTIVALE. Segundo a coordenação do evento, a escolha de Itamarandiba se deu levando em conta uma série de fatores, dentre eles a riquíssima história artística cultural existente no município e a necessidade do intercâmbio cultural que o Festival é capaz de promover.

“Festivale: Vale, Vida, Verde, Verso e Viola!”