Prefeitura entrega mudas de eucalipto, a baixo custo, aos produtores rurais de Itamarandiba

Na primeira quinzena de novembro, a Prefeitura de Itamarandiba deu início à distribuição de mudas de eucalipto, a baixo custo, aos pequenos produtores rurais do município. A ação faz parte do Programa de Fomento Florestal idealizado pela Prefeitura itamarandibana; esta através da Secretaria Municipal de Agricultura adquiriu as mudas junto a empresa Aperam BioEnergia (vencedora da licitação) e as repassarão aos produtores ao preço de R$ 0,10 (dez centavos de real). Ao todo serão distribuídas 1.250.000 (um milhão, duzentas e cinquenta mil) mudas de eucalipto da espécie cloeziana.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Herculano Gusmão, o programa tem por finalidade ofertar oportunidades ao pequeno produtor rural; e para alcançar tal objetivo foi necessário que se criasse e colocasse em prática criterioso processo de escolha. “Pôde participar do programa todo agricultor familiar. Porém, esse precisou se cadastrar e participar de uma triagem à qual se respeitou critérios avaliados por uma comissão. Para melhor distribuição e comprovação fizemos uso de uma tabela na qual o produtor pontuava conforme a documentação apresentada.”, explicou Gusmão.

A distribuição de mudas de eucalipto cloeziana beneficiará cerca de 150 agricultores itamarandibanos; provando assim, mais uma vez, o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento de Itamarandiba, bem como demonstrando a preocupação em melhorar a qualidade de vida da população do interior do município.