Com recurso próprio, destinado para uso exclusivo a serviços de obras, Prefeitura de Itamarandiba adquire usina móvel de asfalto

Itamarandiba é um dos poucos municípios de Minas Gerais a possuir uma usina móvel de pavimentação asfáltica.

Com objetivo de dar continuidade aos serviços de melhorias e recuperação das vias da cidade, distritos e povoados, a Prefeitura de Itamarandiba adquiriu um caminhão usina de asfalto de alto desempenho e eficiência de trabalho. O equipamento marca/modelo Romanelli Multi Distribuidor de Agregado (MDR-9) conta com exclusivo sistema e-flow para melhor controle de aplicação; proporcionando assim maior produtividade e um pavimento durável com alta qualidade.

Ao afirmar que a chegada da usina móvel trará economia e grandes melhorias ao município, o prefeito Luiz Fernando Alves ressaltou que Itamarandiba é uma das poucas municipalidades de Minas Gerais a possuir uma usina móvel de pavimentação asfáltica. Alves lembrou, ainda, que a Prefeitura itamarandibana foi a pioneira na região a utilizar o serviço de recape por meio do método microrrevestimento asfáltico (MRAF), processo em que a massa asfáltica é aplicada diretamente por caminhão usina. “Em parceria com o CII-Amaje, em 2019, trouxemos essa moderna tecnologia de pavimentação desenvolvida e consagrada em países da Europa e Estados Unidos para as cidades da nossa região. A experiência deu certa e hoje, com recurso próprio, adquirimos a nossa própria usina móvel.”, diz.

Prefeito Luiz Fernando, acompanhado do secretário municipal de obras, Reginaldo Dias, vistoriou pessoalmente o equipamento que trará economia ao município e grandes melhorias para os moradores da sede municipal, distritos e povoados.

A usina de micropavimento asfáltico adquirida pelo município foi acoplada a um caminhão VW Constellation 26.280, 0 km, também comprado pela Prefeitura itamarandibana exclusivamente para essa finalidade. A usina móvel cumpre com todas as exigências de fabricação conforme regras metodológicas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Inmetro e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os equipamentos foram adquiridos através de recursos próprios do município que são destinados exclusivamente aos serviços de obras: a usina no valor de R$ 650.000,00 e o caminhão com custo de aproximadamente R$ 425.000,00; totalizando assim um investimento de cerca de R$ 1.000.000,00. Além do caminhão e todas suas especificações, a usina móvel conta com sistema operacional hidráulico - processador eletrônico IHM IP69, à prova d’água, na traseira do veículo -, sistema de distribuição de agregado - caçamba basculante acionada por motor hidráulico -, carga e descarga - mangote de 06 metros com engate rápido -, barra espargidora - seleção independente de bicos e abertura máxima 3,6 metros -, silo de agregado, bombeamento - bomba de recalque 30.000 litros/hora -, reservatório de óleo diesel de 215 litros, reservatório de emulsão - capacidade de 3.400 litros -, reservatório de óleo hidráulico - capacidade 200 litros -, sistema pantográfico - correção transversal, altura, ângulo e extremidades -, sistema de aquecimento da emulsão, caneta de pintura manual - 8 metros, lança de 2,2 metros, com regulagem de vazão -.

A usina móvel foi adquirida com recurso próprio de uso exclusivo a serviços de obras.