Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Parque Estadual da Serra Negra lança livro lúdico de alfabetização ecológica na educação infantil

No dia 02 de junho, a Secretaria de Educação do município de Itamarandiba recebeu o evento de lançamento do livro “Colorindo os Campos Rupestres: Alfabetização Ecológica na Educação Infantil de Itamarandiba-MG”. O livro foi idealizado pelo Parque Estadual da Serra Negra (PESN), a partir do apoio de diversas instituições, e contou com a ajuda da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.  

A publicação do livro de colorir representa o resultado de um forte engajamento de educadores das escolas de Itamarandiba nas propostas do projeto Ecologia e Recuperação de Uebelmannia buiningii (Coroa-de-Ita), espécie de cacto que só ocorre no parque, que contou com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Instituto Jurimi.

De acordo com a coordenação do PESN, o livro é o primeiro da série direcionado à educação infantil; nele alunos irão colorir os desenhos feitos de imagens de plantas e de suas partes, bem como de animais que ocorrem nos campos rupestres do Parque Estadual de Serra Negra e região. Há também espaço para que as crianças desenhem ou reproduzam características das plantas. Os números de cada página identificam as fotos associadas a cada desenho, os quais estão indicados no final da publicação.

A coordenação explicou que são centenas de exemplares já garantidos pela unidade de conservação; estes serão distribuídos, inicialmente, aos alunos das escolas da zona rural que estejam próximas ao Parque Estadual. Já a distribuição aos alunos das escolas urbanas será feita sob a responsabilidade da Prefeitura; o que ocorrerá em breve. Entretanto, para que haja alcance maior e consequentemente crianças de todas as partes do país sejam beneficiadas, o livro está disponível gratuitamente, também, na internet. Para acessar e/ou baixá-lo clique AQUI

No lançamento da obra, faz parte da estratégia de estimular o envolvimento de alunos, professores, educadores, comunidade local e gestores no processo de mudanças do currículo e das metodologias de educação infantil. Nesse sentido, profissionais da educação infantil e fundamental da rede municipal de educação participaram de um bate-papo com a equipe do Parque Estadual da Serra Negra, com orientações quanto a aplicação do livro em sala de aula, além de se informarem acerca do programa de educação ambiental e sobre o Parque Estadual da Serra Negra.

 

Em tempo:

A iniciativa do programa surgiu durante a Semana Florestal de 2019, quando as equipes do PESN e do projeto Ecologia e Recuperação de Uebelmannia buiningii (Coroa-de-ita) se encontraram e percorreram as escolas de Itamarandiba. Essa atividade de educação ambiental divulgou as comunidades escolares da região a existência dessa planta endêmica e ameaçada; ao mesmo tempo, estimulou o engajamento para conservação da natureza na região.

A partir daí identificou-se a necessidade de um programa de educação ambiental nas escolas para incorporar a temática de conservação da biodiversidade, das nascentes e de outros aspectos da natureza no currículo das escolas da região. Valorizar as relações entre as pessoas e a natureza, incentivar a descoberta dos detalhes dos ecossistemas naturais e se aprofundar no seu conhecimento e despertar o interesse a nossos próprios ecossistemas são aspectos fundamentais na construção desse programa.

No ano de 2020, como parte do programa de educação ambiental, o PESN envolveu a comunidade escolar na escolha do nome da nova espécie endêmica de cactos. A campanha contou ainda com a participação de 1.948 pessoas de 17 estados brasileiros, 72 cidades mineiras e até mesmo participação internacional. O nome popular escolhido, com 723 votos foi “Coroa de Ita”, nome este que vem sendo adotado nas publicações e pela população de maneira geral.

Realizou-se também em 2020 uma primeira reunião virtual com professores/as e educadores das escolas de Itamarandiba para discutir a construção desse programa. Naquela oportunidade, foi proposta a criação de uma série, “Coroa-de-Ita na Escola”, para reunir publicações e materiais pedagógicos para as turmas de educação infantil até o ensino fundamental.

Além do livro Colorindo os Campos Rupestres, o programa produziu, em 2021, um calendário ilustrado com espécies do Parque Estadual da Serra Negra e um jogo de carteado que será utilizado nas atividades de educação ambiental presenciais no futuro.

A Unidade de Conservação tem aproveitado a oportunidade que o projeto de pesquisa “Ecologia e Recuperação de Uebelmannia buiningii” vem oferecendo para disseminar conhecimento e informação, além de fortalecer os laços entre Parque, comunidade científica, comunidade escolar, poder público e comunidade em geral.

A Prefeitura de Itamarandiba é parceira e apoia as iniciativas do PESN por entender a importância da unidade de conservação para o município.