Itamarandiba começa a vacinar profissionais da saúde contra o novo coronavírus

A enfermeira Jussara Conceição Melo Silva foi a primeira pessoa a ser imunizada contra Covid-19 em Itamarandiba.

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a Itamarandiba na tarde desta terça-feira, 19/01, e profissionais da saúde foram os primeiros imunizados no município. A chegada foi comemorada pela população e autoridades do Executivo Municipal. O momento histórico foi acompanhado de perto pelo secretário municipal de administração e finanças, Gabriel de Fátima Santos, procurador do município, Dr. Pedro Afonso Fernandes, no ato representando o prefeito Luiz Fernando, coordenadora da imunização, Geilsa Lopes, coordenadora da vigilância em saúde, Luciana Piovezan, coordenadora da atenção primária, Ana Paula Campos, da integrante da equipe do Centro de Referência à Covid-19 em Itamarandiba, enfermeira Priscila Lemos.

Profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário e serão os primeiros vacinados.

As doses foram buscadas na Gerência Regional de Saúde/Diamantina (GRS/Dtina) por profissionais da saúde de Itamarandiba e escoltadas pela Polícia Militar até o ESF 1° de Maio; onde a enfermeira Jussara Conceição Melo Silva recebeu a primeira dose. Servidora pública municipal em Itamarandiba desde 2011, Jussara Melo, 66 anos, atua na área da saúde há mais de 35 anos e prestou relevantes serviços à população da nossa região. Além de Itamarandiba, ela trabalhou nos municípios de Senador Modestino Gonçalves, Carbonita, Capelinha e Aricanduva.

Equipe da saúde de Itamarandiba e representantes do Governo Municipal demonstraram contentamento com a chegada da vacina no município.

Neste primeiro momento, além de Jussara serão imunizados enfermeiros, médico, auxiliar de serviços gerais e socorristas; estes lotados no Centro de Referência a Covid-19, Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG), Hospital de Itamarandiba (HI), Samu e na Atenção Primária.

Vacina chegou à Itamarandiba escoltada pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informou que Itamarandiba está preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19 e que os protocolos para tal seguirão as determinações do Ministério da Saúde.