Itamarandiba está preparada para início da vacinação contra a Covid-19

Estima-se que em Itamarandiba cerca de 5 mil pessoas serão imunizadas na primeira fase da Campanha de vacinação contra a COVID-19.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / setor Vigilância em Saúde, desde o ano passado tem empenhado na elaboração do Plano de Contingência para a vacinação contra a Covid-19 no município.

Coordenado pela equipe de imunização da Vigilância em Saúde, o plano com as medidas preparativas foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em setembro de 2020 e tão logo encaminhado à Gerência Regional de Saúde de Diamantina (GRS/Diamantina).

De acordo com a coordenadora da imunização, Geilsa Lopes, e coordenadora da vigilância em saúde, Luciana Piovezan, no Plano de Contingência fora incorporado ações como: implantação de salas de vacina nas 11 unidades de saúde existentes no município itamarandibano, aquisição de caixas térmicas e gelox para todos estes espaços, reuniões com coordenadoras dos postos de saúde para atualização de informações, designação de veículo exclusivo para transporte de vacinas (Diamantina – Itamarandiba) e aquisição, com recurso próprio, de seringas e agulhas para vacinação. “A equipe da saúde de Itamarandiba tem trabalhado incansavelmente para que o município esteja preparado para receber as vacinas. Lembrando que a imunização será realizada respeitando cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.”, diz Geilsa Lopes.

Já Luciana Piovezan ressaltou que além da elaboração das ações, membros da equipe da saúde itamarandibana participaram, na primeira quinzena de janeiro, de reuniões com autoridades da saúde para debaterem sobre temas relevantes a essa fase de combate ao novo coronavírus; dentre os assuntos discutidos estavam: registro de informações e o acréscimo da população ao serviço de saúde, sistema para registro das doses aplicadas na Campanha contra Covid-19, bem como o fluxograma de como ocorrerá a vacinação no município de Itamarandiba.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que em Itamarandiba cerca de 5.000 pessoas serão imunizadas na primeira fase da Campanha de vacinação contra a COVID-19; elas são integrantes dos grupos prioritários como: trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 65 anos e asilados. 

Vale destacar que o Ministério da Saúde começou a distribuição da vacina aos Estados na data de hoje, 18/01. Ao recebê-las o Governo de Minas Gerais encaminhará às regionais da saúde e estas, por sua vez, entregará aos municípios. Sendo assim, a logística de distribuição para Itamarandiba será informada tão logo se confirme o dia e horário que a vacina chegará na Superintendência Regional da Saúde de Diamantina.

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba