Conselho Municipal de Proteção Animal realiza 1ª Feira de Adoção em Itamarandiba-MG

O Conselho Municipal de Proteção Animal (COMUPA), em parceria com a Prefeitura de Itamarandiba e o grupo de Amigos Protetores dos Animais, realizou, no último sábado (12), na Praça dos Agricultores, a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. Ao todo foram colocados para adoção 56 animais domésticos e destes 18 ganharam um novo lar (05 gatos e 13 cães). Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a feira seguiu todos os protocolos de higiene para a segurança dos visitantes.

Uma das coordenadoras da ação, a médica veterinária, Mara Emiliana Silva, explicou que os animais, de diferentes portes e raças, antes de serem levados para a feira foram vermifugados e vacinados (antirrábica); com exceção dos filhotes que não possuem idade apropriada para tal. De acordo com ela, a iniciativa de criar uma feira de adoção teve por objetivo assegurar a integridade física e emocional dos animais, bem como ofertar e despertar nos adotantes experiências emotivas peculiares dos pets. “Ficamos felizes com o resultado desta feira! Em breve novas ações que visam dar um lar e maior proteção aos animais serão realizadas. A ideia é promover as feiras de adoção tanto na sede municipal quanto nas comunidades e distritos do município.”, afirmou Silva. 

A coordenadora lembrou, ainda, que interessados em adotarem animais devem ser maiores de 18 anos e precisam preencher um formulário com dados pessoais, como endereço e telefone. Explicou, ainda, que foi disponibilizado, no site oficial da Prefeitura Municipal, um link contendo um pré-cadastro informatizado para preenchimento dos futuros interessados em adotarem animais que pode ser acessado clicando AQUI.  Preenchido o pré-cadastro a qualquer momento a equipe da Prefeitura poderá entrar em contato informando sobre os animais disponíveis para adoção e ou até mesmo para acolhimento provisório, sendo que no momento há vários animais à espera de um tutor.   “Todo esse cuidado é necessário porque após a adoção nós fazemos um acompanhamento. Isso é para a segurança tanto dos adotantes quanto dos animais.”, explicou a médica veterinária Mara. 

Além da Feira de Adoção, os membros do COMUPA e servidores da Prefeitura Municipal realizaram, na mesma data, blitz educativa com a distribuição de cartilhas educativas e adesivos. A mobilização tinha como propósito fomentar a conscientização e importância da guarda responsável e adoção de animais.

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba