Projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” promove conscientização ambiental junto aos Assistidos pelo Cras São Geraldo

Projeto contou com envolvimento de 30 pessoas. Elas participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente; dentre elas visitação ao Parque Estadual da Serra Negra. 

 

Percebendo a importância das questões ambientais em todo o planeta, em especial no município de Itamarandiba que tem sofrido com a crise hídrica e agressões ao meio ambiente, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS), bairro São Geraldo, idealizou junto a seus assistidos o projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente”; o qual visa despertar, nos participantes e sociedade, o interesse pela criação de mecanismos ambientais que possam fortalecer ações de proteção, conservação e preservação dos recursos naturais.

Projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” promove conscientização ambiental junto aos assitidos pelo Cras São Geraldo.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, pedagoga Patrícia Duarte Meira, o “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” contou com o envolvimento de 30 integrantes que participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente na cidade de Itamarandiba. “Esse projeto só se tornou possível graças à dedicação da equipe técnica do Cras São Geraldo. Ela acompanhou e orientou atividades como a colheita de sementes de plantas frutíferas existentes no cerrado, Praças e quintais das residências dos assistidos; estes foram orientados de como deveria ser feita a colheita, descasca, separação, armazenamento e por fim o plantio das sementes.”, diz.

Idealizado pela equipe técnica do Cras São Geraldo, o projeto oportunizou aos assitidos o conhecimento de colheita, separação descasca, separação e armazenamento das sementes. 

 

O findar do projeto se deu com a realização de uma visita técnica ao viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Parque Estadual da Serra Negra. A excursão aconteceu no dia 26 de novembro e além de conheceram na prática todo o processo do plantio e as etapas de germinação das plantas, os idosos tiveram a oportunidade de conhecerem as belezas naturais do Parque Estadual da Serra Negra. Ao fim da visitação o IEF presenteou os participantes com mudas de Flamboyant Mirim. A planta servirá para arborizar quintais e praças.

Os idosos estiveram no viveiro de mudas do IEF. No local conheceram todoprocesso do plantio e as etapas de germinação das plantas. 

 

Em tempo: O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

 

 

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba