HernaneF

Sexta, 14 Dezembro 2018 11:04

2ª SONATA DE NATAL - Dia 20/12/2018

A Prefeitura de Itamarandiba e a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo têm a grande satisfação de convidar toda a população itamarandibana para participar da 2ª Sonata de Natal, a realizar-se às 08 horas da noite, do dia 20 de dezembro de 2018, na Praça do Mercado Velho, próximo ao imóvel da agência dos Correios.

O evento terá apresentações da Corporação Musical São João Batista e Coral de Flautas “Pássaros Canoros”. Além disso, contará com participação especial da Corporação Musical Padre Sérgio Ribeiro; da cidade de Carbonita. O espetáculo será regido pelo maestro Arnaldo Victor de Souza que promete apresentar um repertório bem eclético, partindo do clássico ao popular.

Venha, participe! Convide a família e amigos para viverem juntos uma noite super especial. Sonata de Natal; espetáculo e emoção ao alcance de todos!

Servidoras da UBS do distrito de Contrato recepcionaram com muito carinho a nova médica da unidade, Dra. Joane Quaresma, e a coordenadora Luciana Piovezan.     

 

Na manhã do dia 12 de dezembro, a coordenadora da atenção primária da saúde, Luciana Piovezan, esteve no distrito de Contrato para apresentar à população local a clínica geral, Dra. Joane de Souza Quaresma, que, a partir de amanhã, 13/12, será a nova médica da Unidade Básica de Saúde Sebastião Rodrigues Pinto.

Natural de Araçuaí, Quaresma foi contratada pela Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para atender a população contratense, bem como os demais moradores das comunidades circunvizinhas ao distrito.

Durante a visita, a médica conheceu as instalações da Unidade de Saúde e os servidores municipais que ali trabalham. Ao proferir palavras de boas-vindas à nova contratada, a coordenadora Luciana ressaltou que a área da saúde é uma das bandeiras prioritárias na Atual Gestão Municipal; sendo assim, ela solicitou que a dedicação e comprometimento sejam as diretrizes para que a população local tenha um atendimento humanizado e satisfatório.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Os enfeites natalinos serão instalados em pontos estratégicos da cidade e levarão aos itamarandibanos e visitantes um colorido exclusivo e encantador durante todo o mês de dezembro.

 

Na última sexta-feira, 30/11, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba recebeu da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig), por meio do projeto “Natal de Minas Gerais”, kits de enfeites natalinos. O presente, composto por 45 estrobos, 100 metros de mangueira luminosa e 90 caixas de micro lâmpadas, servirá para decorar Ruas e Praças; levando assim aos itamarandibanos e visitantes um toque especial através das charmosas luzes de natal.

O kit foi entregue ao prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, que acompanhado dos vereadores Heli Nunes e Delei do Contrato, comentou estar agradecido à estatal por disponibilizar equipamentos que darão às noites de dezembro um colorido exclusivo e encantador. “Todo final de ano a Secretaria Municipal de Cultura enfeita e ilumina vários espaços públicos da nossa cidade. Entretanto, em 2018 a magia do Natal em Itamarandiba ganhou o reforço da Cemig; a qual nos contemplou com kits que serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Essas luzes com certeza se tornarão um ponto turístico nas noites itamarandibanas.”, comemorou Alves.

Prefeito Luiz Fernando, ladeado  pelos vereadores Delei do Contrato e Heli Nunes, recebeu com muita alegria os 45 estrobos, 100 metros de mangueira luminosa e as 90 caixas de micro lâmpadas que darão um brilho todo especial às Ruas e Praças de Itamarandiba.

 

Ao ressaltar que a distribuição dos kits às cidades vem atender ao pedido dos próprios municípios; o engenheiro eletricista da Cemig, Kelson Dias de Oliveira, explicou que o equipamento é muito econômico e apresenta forte luminosidade, trazendo um impacto visual que vai encantar pessoas de todas as idades. “Este presente que a Cemig oferece aos municípios mineiros ratifica e fortalece o relacionamento estreito e amistoso entre a empresa e essas cidades, além de reconhecer o direito do cidadão mineiro em ter um Natal com ruas e praças mais bonitas e iluminadas.”, diz o engenheiro eletricista.

Além de Itamarandiba, que no ano passado, também pela Cemig, recebeu a Carreta do Papai Noel, muitos outros municípios mineiros foram contemplados com o “Natal de Minas Gerais”. Tal projeto está presente em todo o Estado, seja com a tradicional iluminação da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, ou com a decoração natalina descentralizada que vai enfeitar várias comunidades da capital mineira, presenteando também a população dos bairros mais distantes, seja nos grandes centros ou no interior de Minas Gerais.  

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Atenção!

Resultado Chamamento Público de Nº 008/2018

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba informa que o resultado do Chamamento Público de Nº 008/2018 já se encontra disponível para visualização.

Foram ofertadas vagas para: Oficial de veículos e máquinas pesadas (CNH “D”).

 

Confira a lista classificatória clicando AQUI

Dra. Betsy León e Dr. Juan Godoy receberam do vice-prefeito, Lete Monteiro, e secretário de saúde, Antonio Andrade, o reconhecimento pela importância que ambos tiveram na vida do povo de Itamarandiba. Além dos dois doutores, outros 05 médicos compatriotas deles, que prestaram serviços em Itamarandiba, também, foram lembrados.   

 

A Secretaria de Saúde de Itamarandiba prestou, na tarde de quarta-feira, 28/11, justa homenagem aos médicos Dr. Juan José Godoy e Dra. Betsy León; ambos são cubanos, prestaram relevantes trabalhos à população itamarandibana e estão de saída do país após o governo de Cuba decidir pelo encerramento do programa social “Mais Médicos” no Brasil.

A cerimônia de despedida, realizada no espaço de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura, contou com a presença do vice-prefeito de Itamarandiba, Lete Monteiro, no ato representando o prefeito Luiz Fernando, secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, coordenadora da atenção primária, Luciana Piovezan, procurador do município, Pedro Afonso, e de profissionais da saúde que atuam nos ESf’s de Penha de França e Contrato, distritos  onde os dois médicos atendiam e nutriram grandes amizades.

Além de representantes do executivo municipal, várias pessoas, dentre elas servidores dos ESF’s de Penha de França e Contrato, fizeram questão de dar um abraço fraternal aos médicos Dr. Juan e Dra. Betsy.  

 

Durante a solenidade, a emoção ficou evidenciada no tom das vozes dos dois cubanos e no testemunho de alguns participantes. O secretário, Antonio Andrade, agradeceu o carinho e a dedicação da Dra. Betsy e Dr. Juan para com a população de Itamarandiba e fez questão de falar a respeito da saída dos cubanos da rede pública e o impacto que isso trará no atendimento aos pacientes brasileiros. “Criado em 2013, no governo da presidenta Dilma, o Programa Mais Médicos foi um marco na história da saúde pública do nosso país. Ele preencheu a carência de médicos nos rincões do Brasil; mais que isso: levou dignidade e respeito às comunidades ribeirinhas, quilombolas, aos moradores de todos os municípios do interior e das periferias dos grandes centros. Com certeza a saída desses profissionais é um retrocesso no direito à saúde e deixará uma lacuna que dificilmente será preenchida.”, comentou Andrade.

Os médicos cubanos: Jorge Luis Pérez, Farah Mercerón, Yolainy Quintana, Jorge Félix Prat,  Ivan Crespo, Juan José Godoy e Betsy León prestaram relevantes serviços ao povo de Itamarandiba. Eles atenderam na sede municipal, nos distritos e nas inúmeras comunidades existentes no extenso território itamarandibano.

 

Até dias antes ao fim do acordo entre Cuba e Brasil, cerca de 8.500 médicos cubanos  prestavam serviços em solo brasileiro. À Itamarandiba, nos 05 anos de existência, o programa disponibilizou 07 profissionais; sendo, além de Dr. Juan e Dra. Betsy, os médicos: Dr. Ivan Crespo, Dra. Yolainy Quintana, Dr. Jorge Félix Prat, Dr. Jorge Luis Pérez e Dra. Farah Mercerón (estes já haviam deixado o município itamarandibano). Os 07 profissionais levaram à população de Itamarandiba um atendimento diferenciado e humanizado; por isso mesmo, a eles ficam a gratidão, admiração e o reconhecimento da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e de toda a comunidade.

 

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Durante reunião, prefeito Luiz Fernando afirmou que, caso não adotasse tal medida, todos os servidores municipais seriam prejudicados.

 

A grave crise financeira que afeta os municípios mineiros fez com que a Prefeitura Municipal de Itamarandiba adotasse medidas que possam garantir o pagamento de dezembro e o 13º salário dos servidores municipais. Dentre as ações definidas pelo executivo municipal está o corte de gratificações, comissões e a exoneração de servidores comissionados.

 

A notícia foi confirmada pelo prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, durante reunião, realizada na sexta-feira, 23/11, que contou com a presença das partes interessadas. Na ocasião, Alves apontou em gráficos explicativos a real situação das finanças do município itamarandibano; que se agravou com os constantes atrasos no repasse de recursos provenientes do Governo do Estado. A dívida do Governo de Minas com Itamarandiba ultrapassa 11,5 milhões de reais.

Prefeitura adota medidas para garantir pagamento do 13º e salário de dezembro de aproximadamente 1.300 servidores municipais.

 

Com a decisão, a Gestão Municipal espera enxugar aproximadamente 300 mil reais na folha de pagamento. O prefeito Luiz Fernando afirmou que lamenta a situação dos servidores e seus familiares, entretanto destacou que, caso não adotasse tal medida, os vencimentos, de todo o quadro de funcionários, ficariam comprometidos. “Buscamos de todas as maneiras evitar que a situação chegasse a esse ponto. Mas, infelizmente não encontramos outra saída que apresentasse melhores resultados econômicos. Ou fazemos os cortes ou não haverá dinheiro para quitarmos o salário de dezembro e o 13º. Nossa responsabilidade e comprometimento em honrar os compromissos fizeram com que tomássemos difícil decisão.”, lamentou Alves.

 

Entre efetivos e contratados, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba possui em seu quadro de funcionários 1.290 pessoas. Com estes, são gastos cerca de 2,5 milhões de reais (contabilizados os encargos).

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Prefeitos de vários municípios protestam em frente à ALMG. Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, afirma que a falta de repasses, por parte do Governo Estadual, culminou no atraso do pagamento dos professores municipais.  

 

Na última terça-feira, 20, prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri fizeram um protesto contra o atraso de repasse de recursos do governo de Minas Gerais aos municípios. Os gestores montaram acampamento em frente à portaria principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e prometem ficar acampados até que o governo estadual dê algum retorno sobre a falta de recursos.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, participa do movimento e tem demonstrado grande preocupação com a situação. Ele exemplificou sua apreensão em posse de dados divulgados pela Associação Mineira de Municípios (AMM) que apontam uma dívida de R$ 11.559.381,39 (onze milhões, quinhentos e cinquenta e nove mil, trezentos e oitenta e um reais e trinta e nove centavos) do Governo de Minas Gerais para com o município itamarandibano.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando, em Itamarandiba o setor mais afetado é o da Educação, visto que os professores não receberam o valor integral dos vencimentos referente ao mês de outubro, além disso, a verba para serviço de Transporte Escolar e área da Saúde também não foi repassada. “Todos sabem que a nossa Administração passa pela pior crise financeira de todos os tempos. No entanto, estamos firmes trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade. Mas, é importante as pessoas saberem que se o Estado de Minas Gerais não repassar os recursos, que são de direito dos municípios, poderá haver um colapso em todas as cidades do Estado. Em Itamarandiba já encontramos dificuldades para pagar salários e fornecedores. São mais de 11 milhões de reais de dívidas com o nosso município, e os valores do FUNDEB e ICMS não foram repassados nesta semana.”, desabafou Alves.

Levantamento feito pela AMM detalha o débito do Governo de Minas para com o município de Itamarandiba. A dívida ultrapassa 11,5 milhões de reais.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Além da coleta de lixos e entulhos pelas vias públicas, os trabalhos focaram na limpeza dos Rios São João, Bexiga e Ponte de Terra.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através das Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Serviços Urbanos, concluiu, na primeira quinzena de novembro, o mutirão de limpeza “Sono Bom” iniciado em 23 de agosto nos bairros itamarandibanos.  

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Antonio Andrade, durante os 03 meses de trabalho a ação conjunta contou com o envolvimento de várias profissionais que com apoio de maquinários retiraram 265 caminhões de entulhos; os quais foram descartados de maneira correta e segura.   

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura de Itamarandiba está intensificando a limpeza urbana; inclusive construindo uma Usina de Tratamento de Lixo. Contudo, ele lembra que apenas as ações da Prefeitura não são suficientes para que exista uma cidade limpa e agradável para se viver; a responsabilidade e envolvimento devem ser de todos.

Vale ressaltar que o mutirão de limpeza fez parte do “Programa Sono Bom” que teve a finalidade de combater a proliferação de pernilongos e Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Sendo assim, a força-tarefa focou os trabalhos na coleta do lixo e entulhos em quintais, ruas e lotes vagos, e ainda, na carpina das margens e limpeza ao longo do leito dos Rios São João, Bexiga e Ponte de Terra, mananciais que cortam a cidade.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Segunda, 19 Novembro 2018 17:46

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO nº 008/2018

CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA EXERCÍCIO DE

FUNÇÃO PÚBLICA JUNTO À ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO PODER

EXECUTIVO MUNICIPAL

 

Vagas para: Oficial de veículos e máquinas pesadas (CNH “D”)

 

Inscrições: De 28 e 29 de novembro de 2018, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas (dias úteis), no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, situado à Rua Tabelião Andrade, nº 205, centro.

 

Para visualizar e ou baixar o Edital AQUI

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, assinou, no inicio do ano, o Decreto de nº 4187/18 que determina ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 16 de novembro de 2018, próxima sexta-feira. A medida leva em consideração o feriado nacional do dia 15 de novembro, alusivo à Proclamação da República.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal informa que tanto no dia 15 quanto no dia 16 de novembro, do corrente ano, não haverá expediente por parte da instituição. Conforme reza o documento, a medida visa conter despesas com bens e serviços; entretanto a determinação não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do serviço público, tornam indispensável a sua continuidade, a exemplo coleta de lixo urbano e setores da área da saúde e educação.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Página 1 de 9

Endereço

Rede Social