HernaneF

De tema “Inclusão Escolar: Pedagógicas, desafios e as possibilidades na escola.”, o Seminário contou com palestras e oficinas ministradas no Clube Florae e na Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Aperam BioEnegia promoveram, no dia 21 de junho, no Clube Florae, o Seminário de Educação Inclusiva. Com o tema “Inclusão Escolar: Pedagógicas, desafios e as possibilidades na escola.”, o evento teve como público alvo profissionais da educação do município de Itamarandiba, dentre eles pedagogos, professores, acompanhantes, professores de sala de aula de recursos, associações de pessoas excepcionais e demais interessados pelo tema.

A abertura do evento, abrilhantada por belíssima e emocionante apresentação dos alunos APAE/Itamarandiba, contou com a presença massiva de educadores do município, secretário municipal de administração e finanças, Gabriel de Fátima Santos, no ato representando o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretária municipal de educação, Maria de Lourdes Monteiro, gestor de relações com as comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, coordenadora de projetos da Fundação Aperam/Acesita, Flávia Sousa Silva Soares, e presidente da Câmara Municipal, Lourdes Gomes Vieira.

O Seminário Educação Inclusiva teve como público alvo profissionais da educação e das associações de pessoas excepcionais.

 

Ao contextualizar a importância do evento na discussão e ponderações dos aspectos teóricos e práticos dentro das instituições de ensino, a secretária de educação de Itamarandiba, Maria de Lourdes Monteiro, ressaltou que o seminário será fator direcional para análises e reflexões acerca das políticas de Educação Inclusiva. “Temos a convicção de que esse seminário trará aos profissionais da educação uma nova perspectiva no que se refere às metodologias adotadas com os alunos que necessitam de um acompanhamento especial.”, argumentou.  Ela destacou, ainda, a parceria firmada entre Prefeitura e Aperam BioEnergia e o relevante apoio recebido pela Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra (E.E.M.B.G) para que o evento fosse sediado em Itamarandiba.

Para a secretária municipal de educação, Maria de Lourdes, o Seminário despertará nos docentes um novo ponto de vista acerca dos métodos de trabalho aplicados nas instituições que recebem alunos excepcionais.  

 

A programação do Seminário se estendeu por todo o dia e para que se ofertasse comodidade e dinamismo aos trabalhos, as atividades foram divididas em dois momentos, sendo as palestras ministradas na parte da manhã, no próprio Clube Florae, e as oficinas realizadas, no período da tarde, na Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra.

Tanto as palestras quanto as oficinas abordaram assuntos ligados à inclusão e ambas foram ministradas por profissionais qualificados; dentre os temas discutidos estavam: Autismo – Abordagem Neuropsicopedagógica; Contribuição das tecnologias assistivas na sala de ensino regular; Sistema Educacional Inclusivo: Construindo a escola das diferenças; Prática Educativa da Vida Independente; Jogos e brincadeiras adaptadas no desenvolvimento infantil; O cidadão surdo e como trabalhar com ele na sala de aula; Construção de material adaptado para deficientes visuais; PDI – Plano de Desenvolvimento Individual com aluno com necessidades educativas especiais; e ainda, Principais distúrbios de aprendizagem na fase da alfabetização Abordagem Neuropsicopedagógica.

 

Após marcante apresentação teatral,  Alunos da APAE/Itamarandiba foram ovacionados pelos participantes do  Seminário de Educação Inclusiva.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O prefeito Luiz Fernando anunciou aos moradores que a Prefeitura de Itamarandiba vai investir 100 mil reais na extensão de rede elétrica e colocação de luminárias no distrito de Contrato. A obra foi a escolhida durante reunião do Orçamento Participativo.

 

Aconteceu na noite de ontem, 12 de junho, no distrito de Contrato, mais uma reunião do Orçamento Participativo; ação pioneira da Administração 2017/2020 que tem por objetivo promover a discussão de propostas, entre o poder executivo e a sociedade civil, para identificar as demandas e consequentemente deliberar a execução de obras e/ou serviços considerados prioritários em cada comunidade do município de Itamarandiba.

Durante o encontro, realizado na sede da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Contrato (ACPPRC), o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, levou à população local mais um grande e importante beneficio que irá fortalecer a agricultura municipal. Conquistado graças à emenda parlamentar do deputado estadual; Durval Ângelo, foi entregue aos contratenses 01 trator agrícola, 75 cavalos, 4x4, + grade aradora 14 discos + carreta agrícola. 

 Presidente da ACPPRC recebe das mãos do prefeito Luiz Fernando e vereadores as chaves de 01 trator conquistado através de emenda parlamentar .

 

Acompanhado de vereadores, secretários municipais e demais integrantes da gestão municipal, o prefeito Luiz Fernando abriu a votação para que representantes de entidades e população local escolhessem qual obra deveria ser executada com recursos do Orçamento Participativo. Ao final ficou definido que a Prefeitura Municipal de Itamarandiba irá investir R$100.000,00 (100 mil reais) na extensão da rede elétrica, inclusive com luminárias, em vias públicas do distrito.


Após a reunião, que contou com grande participação popular, a ACPPRC realizou grandiosa festa regada de delicioso caldo, farofa e churrasco; ofertando a todos momentos de confraternização e alegria.

Ernane Frois
ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Mobilização contou com grande apoio dos CRAS’s, CREAS, Conselho Tutelar e das Escolas Municipais. Ações como blitz educativa serviram para alertar a população quanto a importância da erradicação do trabalho infantil.

 

Cartazes e faixas com dizeres de ordem e alerta; seguida de blitz educativa e de conscientização foram uma das ações realizadas pela prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, para chamar atenção da população quanto à necessidade de todos serem parceiros na erradicação do trabalho infantil.

As ações, que contaram com imprescindível apoio dos CRAS’s, CREAS, Conselho Tutelar e Escolas Municipais, fizeram parte das mobilizações realizadas, em todo o Brasil, em ocasião do Dia 12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Durante mobilização alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil; as escolas municipais foram contempladas com kit’s personalizados.

 

Em Itamarandiba, os organizadores da manifestação focaram suas ações principalmente na Praça dos Agricultores, região central da cidade, e na Praça do Zé Crente, entroncamento dos bairros 1º de Maio e São Geraldo, onde realizaram blitz educativa com a distribuição de folders explicativos aos pedestres e motoristas que por ali transitavam. Além disso, alunos e corpo docente das escolas participantes ganharam kit escolar personalizado com tema alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Obs: Você pode denunciar atos contra crianças e adolescentes através do Disque 100 e/ou pelos telefones: (38)3521-1581 (Conselho Tutelar), (38)3521-1580 (CREAS), (38)3521-1644 (Policia Civil), 190 (Policia Militar).

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA EXERCÍCIO DE FUNÇÃO PÚBLICA JUNTO A ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Vagas para: Farmacêutico bioquímico, enfermeiro, odontólogo e auxiliar de consultório odontológico.

Inscrições: Dias 20 e 21 de junho de 2018, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Travessa Tabelião Andrade, nº 151.

Para visualizar e ou baixar o Edital clique AQUI

 

O prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, assinou no dia de hoje, 11 de junho, o Decreto de nº 4237/2018 que estabelece como ponto facultativo em dias úteis que houver partida oficial da Seleção Brasileira de Futebol em razão da Copa do Mundo FIFA 2018.

O documento institui que o ponto facultativo, nas repartições internas e externas da Prefeitura Municipal, seja da seguinte maneira:

  • Nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol ocorrerem no período da manhã, o ponto facultativo incidirá o dia todo.
  • Nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol ocorrerem no período da tarde, haverá expediente normal das 08:00 às 12:00 horas. Incidindo o ponto facultativo no período da tarde.

 

O Decreto é de abrangência à esfera da administração, autarquias e fundações municipais. Entretanto, a determinação não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do serviço público, tornam indispensável a sua continuidade, a exemplo coleta de lixo urbano e setores da área da saúde e educação.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O  ex-secretário de estado da educação de MG, professor de sociologia da UFMG, João Batista dos Mares Guia, ministrou palestra para aproximadamente 200 pessoas; todas elas ligadas à área da educação de Itamarandiba.

 

Aconteceu no dia 07 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Itamarandiba, mais um evento voltado a um melhor entendimento à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o território brasileiro.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a ilustre presença do ex-secretário de estado da educação de Minas Gerias, professor de sociologia da UFMG, João Batista dos Mares Guia; que prontificou-se a comparecer ao evento para proferir palestra acerca de assunto de grande importância no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica.

Com belo trabalho das professoras Dionísia dos Santos, Fabrícia Goulart e Maria Geralda Fernandes; alunos da Escola Municipal Paraíso Infantil abrilhantaram o evento com apresentações teatrais e explanações de projetos.

 

Cerca de 200 pessoas ligadas à rede de ensino do município, dentre elas; todos os profissionais da Educação da Rede Municipal e representantes das escolas particulares e estaduais instaladas em Itamarandiba participaram do evento que contou, também, com a presença do prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, e da secretária municipal de educação, Maria de Lourdes Monteiro.

 

Antes do início dos debates e palestra, estudantes da Escola Municipal Paraíso Infantil fizeram belíssimas apresentações evidenciando a necessidade da conscientização e respeito perante os seres; para tanto houve, por parte dos alunos da Educação Infantil/turma das professoras Fabrícia Aparecida Goulart e Maria Geralda Ferreira Fernandes, performance teatral com  o tema meio ambiente e, ainda, linda apresentação do projeto “Passado Presente e Futuro de Itamarandiba.”; o qual foi declamado pelos estudantes do 5º Ano sob a coordenação da professora Dionísia dos Santos Fernandes.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação recepcionou com grande alegria o palestrante prof. de sociologia da UFMG, João Batista dos Mares Guia. Ele explanou acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular.

 

Homologada pelo Presidente da República, em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais nos ensinamentos curriculares desde a Educação Infantil até o findar do Ensino Médio.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Durante reunião, o prefeito Luiz Fernando afirmou ter dado ordem de serviço para implantação de rede pluvial no bairro. A obra é reivindicação antiga da população e será custeada com recurso próprio.

 

Na noite de ontem, 05/06, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, esteve no bairro São Sebastião para apresentar aos moradores locais as melhorias realizadas em prol da comunidade, bem como para explanar os benefícios que estão por chegar ao bairro.

Realizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, o encontro contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, na sua maioria moradores locais. Representantes de classes, vereadores e secretários municipais, também, participaram; inclusive sugerindo ao poder executivo ações que vão de encontro aos anseios dos habitantes do lugar.   

O prefeito Luiz Fernando iniciou a reunião agradecendo o comparecimento maciço da população do bairro e esclarecendo que os encontros com as comunidades, sendo elas da sede municipal ou do interior do município, têm sido uma constância na atual gestão municipal. “Ouvir, trocar experiência, entender e atender as necessidades da população é o que nos permite fazer e trazer o melhor para Itamarandiba. Fico feliz em ver que vocês moradores entendem, também, dessa forma; prova disso é testemunhar esse recinto cheio de homens, mulheres, jovens e adultos.”, diz.

Moradores do bairro São Sebastião compareceram em massa e demonstraram grande contentamento com o anúncio das obras a serem executadas na comunidade.

 

Lembrando que, recentemente, a Prefeitura Municipal realizou o aterramento de uma enorme cratera na Rua Chacrinha, problema este sanado com a utilização de cerca de 400 caminhões de terra, o chefe do executivo municipal informou ter dado a ordem de serviço para construção da rede pluvial na Rua Maria José Souza Barbosa e Rua Reduzino Afonso. Ao valor de 100 mil reais, a obra será custeada com recurso próprio e será iniciada nos próximos dias.

Além disso, o prefeito Luiz Fernando explicou que foi autorizado e concluído o projeto de pavimentação (em bloquetes) de algumas vias do bairro; entretanto, segundo ele, para este serviço a Prefeitura aguarda a liberação de 300 mil reais provenientes de emenda parlamentar. “Assumimos o compromisso e vamos realizar no bairro São Sebastião obras de infraestrutura que terão grande impacto na vida dos moradores. Uma delas é a tão sonhada construção da rede pluvial nas Ruas Maria José Souza Barbosa e Reduzino Afonso, e outra é a pavimentação de ruas da região. A 1ª faremos em 2018 com recursos da própria Prefeitura. Já a 2ª pretendemos realizar no ano 2019 pois, a verba será angariada junto ao governo e/ou algum deputado parceiro. Caso isso não seja possível, estudaremos outra solução.”, afirmou Alves.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

23 caminhoneiros e agentes ligados ao transporte demonstraram desejo em serem cooperados. O segmento luta há mais de 20 anos pela implantação da cooperativa no município itamarandibano.

 

Conhecida como Capital Brasileira do Eucalipto, Itamarandiba tem na silvicultura importante atividade econômica; sendo assim, é compreensível a necessidade e importância de se criar uma cooperativa que possa ir de encontro aos interesses dos transportadores de carvão, madeira e demais derivados do eucalipto. E é nessa tônica que, na tarde da última sexta-feira (01/06), caminhoneiros autônomos e o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, se reuniram, no plenário da Câmara Municipal, para debater a criação da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região.

Durante a reunião todos os presentes tiveram a oportunidade de darem seus depoimentos e sugestões. O prefeito, Luiz Fernando, por exemplo, lembrou que há mais de 20 anos o segmento luta pela implantação da cooperativa e reafirmou o compromisso da Prefeitura itamarandibana em apoiar a criação desta que, segundo ele, será um divisor de águas na vida de muitos caminhoneiros da região. “É com união que se chega ao sucesso! Esse encontro é apenas o embrião de algo muito grande e importante para vocês e motoristas dos municípios circunvizinhos. Vejo que estamos no caminho certo e é por isso que acredito e aposto na criação da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região. Coloco a gestão municipal à disposição para que esse sonho de 02 décadas se concretize o quanto antes.”, diz.

Durante reunião, caminhoneiros autônomos explicaram a importância e necessidade de se criar uma cooperativa na região. Fizeram-se presentes ao encontro representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Promotoria de Justiça e de entidades de classe.   

 

23 pessoas, sendo elas caminhoneiros e agentes ligados ao transporte, manifestaram interesse em participar da cooperativa. Entretanto, em comum acordo entre os participantes ficou definido que o momento, ainda, não era o apropriado para se formar chapas que concorreriam ao pleito de formação da diretoria. Sendo assim, também por decisão unânime, foi decidido que 05 representantes da classe iriam estudar e discutir o estatuto, previamente formulado, para que estes façam suas considerações e/ou complementações; as quais serão apresentadas no dia 15 de junho, data escolhida para assembleia de constituição.

Além do prefeito Luiz Fernando e caminhoneiros autônomos, fizeram-se presentes ao encontro: o promotor de justiça da comarca itamarandibana, Dr. Júlio César de Oliveira Miranda, vereadores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba, da Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus (AMBJE) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itamarandiba (ACIAI).

 

Os 23 primeiros colaboradores da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região são:

Ednaldo Afonso Fernandes, Leandro Aparecido Bispo, Carlos Rodrigues Pinto, Vandei Antunes da Cruz, Denilson Pimenta, Alex Alves Cirilo, Cláudio Afonso Fernandes, Marcos Demétrius Moreira, Carlos Henrique Alves Meira, Leonardo Alves Vieira, Antônio Maria de Oliveira, Marlucio Fernandes Braga, Jardel César Santos Reis, Jerry Adriano Cordeiro, Adriano José da Cruz, Aurélio Cícero Fernandes, Lucimar Fernandes Braga, Sinésio Meira Sobrinho, Paulo Sérgio Ferreira de Quadros, Robson Leoner Meira Leal, Adriano Oliveira Santos, Diego Fernandes Oliveira e Solimar Justino da Silva.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Além do expressivo avanço na disponibilização de procedimentos, o balancete enumerou, ainda, as recentes contratações de profissionais ligados à área da saúde. Dentre eles, médicos, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e odontólogo.

 

A Prefeitura de Itamarandiba apresentou, na 1ª semana de junho, levantamento que aponta expressivo aumento no número de ofertas de procedimentos médicos, exames e consultas ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde à população itamarandibana.  

Tendo como base inicial o dia 1º de fevereiro de 2018, a avaliação mostrou que, em determinados serviços, foi ampliado em 40, 67, 100, 167, 300 e até 400% a quantidade de procedimentos disponibilizados em Itamarandiba e nas instituições conveniadas instaladas na cidade de Diamantina.

O secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, Toninho da Farmácia, argumentou que além do expressivo avanço; nos últimos meses a Prefeitura admitiu ao seu quadro de servidores 01 farmacêutico, 01 psicólogo, 01 fisioterapeuta, 02 médicos (01 cardiologista e 01 endocrinologista) e 01 odontólogo. Tais profissionais atendem a população nas Unidades de Saúde das zonas urbana e rural.

O secretário comentou, ainda, a importância do repasse dessas informações aos itamarandibanos e aproveitou para reconhecer o empenho dos servidores que fazem parte do setor da saúde do município de Itamarandiba. “Nosso trabalho não para! Estamos diariamente buscando promover uma saúde cada vez melhor para nosso povo. Os desafios são muitos, mas, graças a confiança e dedicação da equipe da área da saúde temos alcançado resultados satisfatórios no que tange a quantidade e qualidade dos serviços prestados.”, diz.

A recém-contratada cardiologista, Dra. Isabela Abdala, secretário de saúde, Toninho da Farmácia, e enfermeira, Jussara Silva. As duas profissionais prestam relevantes serviços na ESF Homem do Campo.

 

De acordo com os dados apresentados, nos últimos 04 meses a Secretaria de Saúde de Itamarandiba passou a disponibilizar mensalmente, por exemplo, 135 consultas de cardiologia, 42 de endocrinologia e 234 de ortopedia; 180 exames de ultrassonografia, 22 ecocardiogramas, e, ainda, diversas cirurgias nas áreas ginecológica, oftalmológica e outras. Veja o resumo do balanço:

Número de consultas ofertadas mensalmente (Itamarandiba/Diamantina):

  • Cardiologia: 115 em Itamarandiba e 20 em Diamantina = Total 135;
  • Endocrinologia: 35 em Itamarandiba e 08 em Diamantina = Total 43;
  • Ortopedia: Em Itamarandiba ofertava-se 150 e passou para 210 (aumento de 40%) e em Diamantina são disponibilizadas mais 24. Total 234;
  • Pneumologia: Em Diamantina ofertava-se 03 e passou para 06 (aumento de 100%);
  • Oftalmologia: 156 em Itamarandiba (sem contabilizar mutirão realizado em março, o qual contemplou 800 pessoas);
  • Otorrinolaringologia: 20 em Diamantina;
  • Urologia: 14 em Diamantina;
  • Dermatologia: 14 em Diamantina;
  • Reumatologia: 03 em Diamantina;
  • Psiquiatria: 08 em Diamantina;
  • Neurocirurgia: 12 em Diamantina;
  • Angiologia: 05 em Diamantina.

 

Número de cirurgias ofertadas mensalmente:

  • Cirurgia Geral: Ofertava-se 06, passou para 16 (aumento de 167%);
  • Cirurgia ginecológica: Ofertava-se 06, passou para 10 (aumento de 67%);
  • Cirurgia de catarata: Oferta-se 14 em Itamarandiba;

 

Número de exames ofertados mensalmente (Itamarandiba/Diamantina):

  • Endoscopia: Não se ofertava, passou a disponibilizar 70;
  • Duplex Scan venoso: Realizava-se 02, passou a ofertar 04 (aumento de 100%);
  • Mapeamento cerebral: Não se realizava, passou a ofertar 03 (aumento de 300%);
  • Ultrassonografia de carótidas: Não se ofertava, passou a disponibilizar 04 (aumento de 400%);
  • Ultrassonografia: Realizava-se 100, passou a ofertar 200 (aumento de 100%);
  • Ultrassonografia transretal com biópsia: Oferta-se 02;
  • Ecocardiograma: Realiza-se 12 em Itamarandiba e 10 em Diamantina = Total 22
  • Holter 24 horas: Realiza-se 05 em Itamarandiba e 03 em Diamantina = Total 08;
  • Mapa: Realiza-se 03 em Itamarandiba e 02 em Diamantina = Total 05;
  • Tomografia: Oferta-se 15 em Itamarandiba;
  • Telemetria (Marca-passo): Oferta-se 03 em Diamantina;
  • Ressonância: Oferta-se 02 em Diamantina;
  • Espirometria: Oferta-se 02 em Diamantina.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

O Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, assinou o decreto de Nº4187/2018 no qual estabeleceu como feriado o dia 31 de maio (Corpus Christi) e ponto facultativo no dia 01 de junho.

Nesse sentido, a Prefeitura de Itamarandiba informa a todos que na próxima quinta e sexta-feira, 31/05 e 01/06, não haverá expediente nas repartições públicas municipais.

Entretanto, o decreto esclarece, também, que a ordem não se aplica aos serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente na área da saúde, educação e coleta de lixo urbano.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

 

 

 

Página 1 de 4

Endereço

Rede Social