Sexta, 17 Mai 2019 14:46

Microrregional JEMG/2019: Jovem da comunidade de Mandingueiro é medalhista de ouro no xadrez e faz história no município de Itamarandiba

Com grande apoio do prof. Fábio Alves, o estudante de Escola Pública, Luan Azevedo, sagrou-se campeão de xadrez. A conquista é marco histórico para Itamarandiba e para a vida do jovem que mora na zona rural do município, distante da sede municipal cerca de 40 km.

O estudante Luan Azevedo, do 8º Ano da Escola Municipal Joaquim Moreira Pereira (EMJMP), comunidade de Mandingueiro, fez história para o município de Itamarandiba ao ser o grande campeão na modalidade xadrez da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2019. A competição, realizada na cidade de Diamantina, reuniu cerca de 1.500 alunos/atletas de 60 escolas de 20 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina. Tais estudantes competiram nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

Desde o início dos embates, o jovem Luan Azevedo despontou como um dos favoritos na conquista de medalhas. A cada jogada ele demonstrava sua capacidade tática, o que aliada a muita concentração e precisão conseguiu vencer todos os seus concorrentes; garantindo assim a medalha de ouro para Itamarandiba.

O professor de educação física, Fábio Alves Correia, grande apoiador e incentivador do agora campeão Luan, foi lembrado com carinho pelo aluno que fez questão de ressaltar a importância do docente na conquista. “O mérito da etapa 2019 é fruto do acreditar! No 6º ano nosso professor de educação física nos ensinou a jogar xadrez. Em 2018 participei do JEMG e conquistei o 3º lugar, continuei treinando com colegas e em casa com meu irmão que é um grande medalhista. Com eles compartilho esta conquista e agradeço pela ajuda.”, reconheceu.

Envaidecido com as palavras do jovem campeão, o professor Fabio ressaltou a importância dos jogos lúdicos na vida dos estudantes e a felicidade pela medalha de ouro conquistada por seu discípulo. ”É muito prazeroso ter um aluno como o Luan! Ele é bom não só nessa modalidade, mas basicamente em tudo. É humilde, bom aluno, focado, é um grande ser humano.”, exaltou o professor.

O campeão Luan Azevedo recebeu o carinho e o reconhecimento de toda a comunidade escolar. Neste registro ele aparece rompante ao lado da supervisora, Eliane Fernandes dos Santos, e da diretora, Maria de Lourdes Gomes; ambas  profissionais da EMJMP.

A vitória histórica de Luan foi motivo de orgulho para a Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba e de festa na Escola Municipal Joaquim Moreira Pereira; a qual homenageou o aluno e o professor Fábio Alves, ambos terão para sempre um cantinho especial na memória da instituição.

Destacando que a conquista de Luan Azevedo é motivo de orgulho para toda Itamarandiba e exemplo de dedicação e perseverança, a Secretaria Municipal de Educação reconheceu e valorizou o mérito do aluno. A coordenadora da pasta, Eliane Pires Rodrigues, lembrou que o jovem estudante enfrentou grandes desafios para se consagrar campeão em competição tão relevante no cenário esportivo do Estado de Minas Gerais. “Infelizmente a modalidade xadrez, ainda, é desconhecida em boa parte da nossa região. Contudo, a vitória de um estudante de Escola Pública, morador de uma localidade distante, veio para nos mostrar que esse tabu pode e deverá ser quebrado; principalmente dentro da comunidade escolar. A medalha de ouro do Luan simboliza muito mais que uma conquista! Ela mostra que todo e qualquer sonho é apto de conquista.”, diz.

O título de campeão na microrregional credenciou o itamarandibano Luan Azevedo a disputar a etapa regional do JEMG. A competição será realizada em local, ainda, a ser definido.

Participaram da etapa microrregional em Diamantina os municípios de: Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Conceição do Mato Dentro, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Serro e Turmalina.

Ascom: Prefeitura municipal de Itamarandiba

Lido 1250 vezes Última modificação em Terça, 04 Junho 2019 18:28